Aprovação de Lula desabou até na capital baiana, um dos maiores redutos do PT no país

Em queda livre
📷Em queda livre © Reprodução
🏠Brasil

O cenário é de alerta no Palácio do Planalto. Nem Salvador está de fora da queda da popularidade do esquerdistas em pesquisas dos principais institutos do país. Levantamentos de diferentes empresas, como Datafolha, Ipec, Quaest e Atlas mostram queda disparada na popularidade do petista.

Agora, como já não bastasse o cenário nacional, a Atlas Intel publicou uma pesquisa sobre a corrida pela Prefeitura da capital baiana, encomendada pelo jornal A Tarde.


O levantamento aponta que hoje o prefeito Bruno Reis (União) seria reeleito em primeiro turno, com 51,4% dos votos. Geraldo Júnior (MDB) tem 18,4% das intenções de voto, em segundo lugar, seguido por Kleber Rosa (PSOL, com 8,4%) e Luciana Buck (Novo, 1,8%). Brancos e nulos somam 11,2% e “não sei”, 8,8%.

No entanto, o cenário de destaque é a queda de 57%, em dezembro, para 50% na aprovação de Lula na capital baiana, uma das mais lulistas do país. 7 pontos percentuais é um número muito além da margem de erro, que pode indicar que o petista está vivendo a pior fase de sua política, não contendo nem mesmo o pessimismo em redutos consagrados.

“A pesquisa Atlas/A Tarde para Salvador mostra uma queda maior da aprovação do Lula vs. a média nacional”, comentou Andrei Roman, CEO da Atlas.

O índice de desaprovação de Lula seguiu em 37% em Salvador, mas o “não sei” foi de 6% para 13%. Foram ouvidos 809 eleitores de 4 a 7 de março e a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou menos.

“Já no caso do governador da Bahia a situação é mais nítida, com uma alta de 7pp da desaprovação nos últimos 3 meses”, explicou Roman, referindo-se a Jerônimo Teixeira (PT). A taxa de desaprovação saiu de 46% para 53%.

Por Poder 360

Tecnologia do Blogger.