A lenda da Árvore do Cabelo Penteado, em Luís Correia

Árvore Penteada - Luís Correia, Piauí
📷Árvore do Cabelo Penteado ((c)) Walter Fontenele
🏠Luís Correia (PI)

A Árvore Penteada fica localizada na PI-116, no município de Luís Correia, Norte do Estado do Piauí, e passou recentemente por uma revitalização no seu entorno, que já estava bastante deteriorado, pelas intempéries da natureza.

As tradicionais fotos com às pessoas se dependurando em seus cabelos (galhos), aparentemente estão proibidas, já que a Prefeitura cercou a árvore e colocou vigilância, no local.

Para atrair ainda mais a atenção e a imaginação das pessoas, o jovem Tharlliton Silva criou a sua versão da lenda da Árvore Penteada, que agora estampa o monumento de entrada do ponto turístico.

Publicidade:Gdoor Slim Automação Comercial

LENDA DA ÁRVORE PENTEADA

“Há muito tempo, na região conhecida hoje como Carnaubinha, vivia um grupo de pessoas conhecidas como "Franciscanos" (nome dado, pois todo morador de Franciscano, seu primeiro nome era Francisco ou Francisca). Então existia Francisca Penteada, uma moça linda, sorridente e alegre que todos os homens a desejavam. No entanto residiam 3 irmãs invejosas que cultuavam esse sentimento devido a nenhum homem da vila querer nenhum envolvimento com elas.

Então Francisca Marmotinha, Francisca Olho de Peixe e Francisca Quarto Duro (as irmãs) fizeram um feitiço para que Francisca Penteada, numa bela tarde, quando o sol estivesse a pino e o vento jogasse seus cabelos para trás, a mesma seria transformada numa árvore e que no final da tarde um som melancólico soasse por toda eternidade. E assim foi feito! Francisca Penteada se transformou numa árvore no momento em que o vento soprava seus lindos cabelos para trás.

Mas o destino dessas feiticeiras não deixaria que elas vivessem sem nenhuma punição. Então, depois de 3 meses, os franciscanos se reuniram e oraram aos deuses que castigassem as invejosas. E num ato celestial Francisca Marmotinha, Francisca Olho de Peixe e Francisca Quarto Duro foram castigadas por toda a eternidade a observarem de longe toda a charmosidade e exuberância de Francisca Penteada ou a Árvore Penteada.”

Por Walter Fontenele | Portalphb


Tecnologia do Blogger.