Prefeitura de Parnaíba realiza capacitação de agentes comunitários de saúde

Capacitação de agentes de Saúde
📷Capacitação de agentes de Saúde © Bruno Santana
🏠Parnaíba (PI)

A prefeitura de Parnaíba, através da secretaria municipal de Saúde, realizou na manhã desta quinta-feira (26), no auditório do Centro de qualificação profissional Joana Moraes Souza, uma capacitação para agentes comunitários de Saúde – ACS, sobre o combate ao mosquito aedes aegypti e as arboviroses (doenças causadas pelos arbovírus, que incluem os vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela).



A capacitação contou com equipes da vigilância em saúde, vigilância epidemiológica, vigilância sanitária, educação em saúde e atenção básica. Segundo a secretária de Saúde Leidiane Pio Barros, 90% das residências vistoriadas apresentavam focos do mosquito aedes aegypti. O período é propício para a proliferação do mosquito em decorrência das chuvas, no entanto, os cuidados de cada um no combate ao mosquito transmissor da doença é de fundamental importância para reduzir o número de casos no município.



A primeira-dama e secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania, professora Adalgisa Carvalho de Moraes Souza, também compareceu ao evento representando o prefeito Mão Santa. “Este evento é de grande importância, porque prevenir é promover saúde. É um trabalho educativo que será desenvolvido nos bairros, de casa em casa, orientando as pessoas a evitarem aqueles locais que podem se transformar em criadores de mosquito que são os vetores da doença. Os agentes comunitários de saúde, tem um papel relevante na sociedade, pois levam a informação sobre saúde, eles são a ligação entre a comunidade e as UBS porque identificam os problemas e levam para que as equipes multiprofissionais da Saúde busquem soluções. Neste momento, em que a dengue está assolando o Brasil inteiro e aqui no Piauí, esse trabalho preventivo que os agentes estão fazendo é de maior relevância para a sociedade” destacou a professora Adalgisa Moraes Souza.


Por Bruno Santana

 

Tecnologia do Blogger.