Ambulatório municipal do Hospital Nossa Senhora de Fátima mantém consultas e exames para Covid-19 e arboviroses

Hospital N. S. de Fátima
📷Hospital N. S. de Fátima © Bruno Santana
 🏠Parnaíba (PI)

A prefeitura de Parnaíba, através da secretaria municipal de Saúde mantém atendimento de segunda a sexta-feira no ambulatório e laboratório municipal instalado no hospital Nossa Senhora de Fátima. Hospital este reaberto pelo prefeito Mão Santa em 2020 como hospital campanha para combate ao Covid-19, tendo sido um dos primeiros no nordeste para este fim.

Segundo Luce Maura, coordenadora do laboratório municipal, os atendimentos ocorrem das 07h30 às 11h para testes de covid-19 e arboviroses (dengue, zika, chikungunya) e no período da tarde para arboviroses (dengue, zika, chikungunya), no Centro de Especialidade e Saúde, das 14h às 16h.


Para ter acesso aos testes é necessário primeiramente passar por uma consulta, onde será feita uma notificação e avaliação de qual teste deverá ser realizado.

A prefeitura de Parnaíba disponibiliza dois tipos de testes para detecção das arboviroses (dengue, zika, chikungunya), o teste rápido, também chamado de teste de antígeno do 1º a 5º dias de sintomas e, o de pesquisa de anticorpos IGM e IGG, a partir do 6º dia de sintomas.

Os testes de zika, chikungunya são enviados para o Lacen – Laboratório Central do Piauí, em Teresina, levanto mais tempo para a resposta do resultado. Já os testes para dengue e Covid-19 são realizados em Parnaíba e tem resultado no mesmo dia.


Segundo Afonso Furtado, assessor técnico de políticas de saúde do município de Parnaíba, diariamente são atendidas de 50 a 60 pessoas para consultas médicas e, o quantitativo encaminhado pelas Unidades Básicas de Saúde para testes, além dos pacientes encaminhados pelo próprio ambulatório municipal.

Por Bruno Santana
Tecnologia do Blogger.