“Caramelo ou a Política Tradicional?”: Enquete inusitada de Erlan Bastos movimenta Piauí com bom humor e crítica política
![]() |
📷Cachorro Caramelo © Reprodução |
Apresentador do “Alô Piauí” lança enquete jocosa no Instagram e reacende debate sobre representatividade política na cidade.
O jornalista Erlan Bastos, apresentador do programa “Alô Piauí”, voltou a causar burburinho nas redes sociais com mais uma publicação carregada de bom humor e crítica social. Em seu perfil no Instagram (https://www.instagram.com/erlan_pi/), ele lançou uma enquete no mínimo inusitada, perguntando aos seguidores:
“Ano que vem, Parnaíba vai poder eleger sozinha seu deputado estadual. Mas se a eleição fosse hoje, em quem você votaria? Em um representante da política tradicional (grifo Nosso) ou no Cachorro Caramelo?”
A publicação rapidamente viralizou e provocou reações entre os seguidores. A maioria entrou na brincadeira, aproveitando o espaço para soltar o verbo, com ironia, bom humor e críticas sutis - ou nem tanto - ao cenário político local. Muitos, inclusive, aproveitaram a oportunidade para declarar que, entre as opções apresentadas, prefeririam votar no próprio Erlan Bastos, demonstrando carinho pelo apresentador e também uma insatisfação bem-humorada com as alternativas políticas atuais.
“No caramelo, com certeza”, respondeu uma seguidora. “Quanto mais eu conheço as pessoas, mais eu amo os animais.”, destacou outro internauta, arrancando risadas e curtidas.
A "figura tradicional da política local" mencionada na enquete é referência a nomes recorrentes na política de Parnaíba, especialmente após os resultados recentes das eleições municipais. Apesar do peso político, a imagem de alguns desses representantes começa a apresentar sinais de desgaste junto ao eleitorado.
Essa situação remete ao inusitado episódio de 1988, quando o chimpanzé Tião, residente do zoológico do Rio de Janeiro, foi lançado como candidato fictício à prefeitura da cidade por humoristas do grupo Casseta Popular. Surpreendentemente, Tião recebeu cerca de 400 mil votos, ficando em terceiro lugar na disputa. A campanha, que incluía slogans como “Tião, o candidato do povão”, foi uma forma de protesto bem-humorado contra a classe política da época e entrou para o Guinness World Records como o chimpanzé que mais votos recebeu em uma eleição.
Ao colocar o “cachorro caramelo” - símbolo do brasileiro comum, resiliente e espontâneo - como alternativa de voto, Erlan dá voz ao sentimento de insatisfação de parte do eleitorado piauiense.
Mais do que uma piada, a enquete de Erlan Bastos serve como um termômetro das emoções de Parnaíba - e talvez do Piauí como um todo. Se o caramelo vencer essa eleição imaginária, talvez seja hora da política local repensar quem realmente anda representando o povo.
Por Walter Fontenele | Portalphb
Deixe Seu Comentário