Conselho Deliberativo do Parnahyba mantém eleição e elege nova formação

Eleição no Parnahyba
📷Eleição no Parnahyba © Ascom
🏠Parnaíba (PI)

Votação do último domingo é realizada mesmo após ato do presidente da formação atual do conselho, que cancelava a eleição marcada. Chapa Jonas Guimarães é eleita por aclamação

Os bastidores políticos do Parnahyba estão agitados. Mesmo após o atual presidente do Conselho Deliberativo, Casé Neves, ter publicado ato cancelando as eleições da nova formação convocadas para o último domingo, um grupo de conselheiros e sócios considerou o ato ilegal e realizou o pleito normalmente, elegendo a Chapa Jonas Guimarães para mandato de três anos.


A realização da eleição foi confirmada ao ge pelo advogado João Medeiros, sócio do clube e que secretariou a assembleia deste domingo. Segundo ele, mais de 50 sócios compareceram ao local de votação e elegeram a chapa Jonas Guimarães, única inscrita no pleito, por aclamação. O Conselho Deliberativo do Parnahyba é formado por 30 membros titulares e 10 suplentes.

Segundo João, a eleição foi mantida porque a portaria emitida pelo presidente do Conselho seria ilegal, não respeitando a supremacia do conselho, sendo uma decisão unilateral frente a uma decisão colegiada. Além disso, a validade da portaria foi previamente questionada na assembleia geral deste domingo, sendo o ato votado inválido.

- (A portaria) Foi uma decisão unilateral do Sr. Cazé e do secretário Hélio Alelaf, que tomaram uma decisão equivocada, totalmente ilegal, contra uma decisão colegiada. Mesmo sendo ilegal, até para evitar qualquer questionamento, colocamos para assembleia geral votar se ratificaria a eleição do conselho e se cassava a portaria do Carlos José, mesmo não tendo validade jurídica nenhuma. Tudo foi feito dentro da extrema legalidade – afirmou João em entrevista ao ge.

Chapa Jonas Guimarães
Conselheiros Titulares

AMARILDO DA SILVA VERAS
DANIEL DA COSTA SILVA
FRANCISCA MARIA SILVA BARROS
ANTONIO GERIVALDO CARNEIRO BENICIO
FRANCISCO IRAN DE CASTRO MAPURUNGA
FRANCISCA MARIA DO NASCIMENTO SANTOS
FRANCISCO DE ASSIS ARAUJO MIRANDA
JANIO DANIEL DO NASCIMENTO SANTOS
JOÃO BATISTA DOS SANTOS FILHO
JOSE BARRETO DE ALBUQUERQUE NETO
JOSÉ PAULO CARDOSO SOARES
FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA DE OLIVEIRA
MAKSUEL JOSÉ GOMES BRANDÃO
MARIA DO SOCORRO PRADO DA ROCHA
MIGUEL BIZERRA NETO
JOÃO MEDEIROS DA ROCHA JUNIOR
ROBSON CARVALHO SOUSA
MAURICIO VIEIRA DE CARVALHO
FRANCISCO ROMULO BARBOSA BELO
RAIMUNDO FONSECA RODRIGUES FILHO
LEONY VERAS LOPES
JOSÉ DE LIMA E SILVA
FRANCISCO JOSÉ PEREIRA DE ARAUJO
PAULO EUDES CARNEIRO
MARIA DO AMPARO COELHO DOS SANTOS
ANTONIO DE PADUA RIBEIROS DOS SANTOS
GUSTAVO COSTA E SILVA
GILBERTO ESCÓRCIO DUARTE FILHO
VALDECI CAVALCANTE DA SILVA
EVILASIO ALVES DA CUNHA

Conselheiros suplentes

CARLA COSTA SILVA
DAVID CORREIA JACOB
EMILIO DAMASCENO ALELAF
FRANCISCO ARMANDO ALVES DA CUNHA
HUGO VAZ DA ROCHA
IGOR LUAN DA SILVA CARVALHO
JUSCELIO LIRA FERREIRA
JULIO CESAR SOUZA DA SILVA
ODIWAL SOUSA FALCÃO
OSCAR FONTINELE DE ARAUJO

Outros pontos

Além da eleição da nova chapa do conselho, outros dois pontos foram votados na assembleia geral. O primeiro foi a redução do Conselho Deliberativo para o próximo mandato, que foi aprovado na assembleia geral. No entanto, ainda não foi definido qual será o novo número de conselheiros.

O segundo ponto foi uma alteração no artigo 31 do estatuto o clube, para oficializar o mandato de três anos para o Conselho Deliberativo. A mudança, segundo os representantes do conselho, visa corrigir uma incoerência no documento atual, que em seu art. 28. prevê eleições de três em três anos, mas que no art. 31 prevê um mandato de apenas dois anos.

Entenda a disputa

No início da última semana, foi publicado um edital de convocação para a Assembleia Geral do Parnahyba, a ser realizada no domingo e assinada pelo vice-presidente do Conselho Deliberativo, Maurício Dutra. No entanto, pouco depois, uma nova portaria foi publicada, desta vez assinada pelo presidente do Conselho, Cazé Neves, cancelando a convocação da assembleia e prorrogando o mandato do atual presidente do clube, Eureliano Barros, por mais um ano.

No entanto, por considerar o documento ilegal e, portanto, sem validade, a realização da assembleia foi mantida e concretizada neste domingo.

Próximos passos

Caso não haja nenhum questionamento judicial e as eleições no Parnahyba sigam o rito normal, nos próximos dias será eleita internamente a mesa diretora do Conselho Deliberativo, em votação interna que irá escolher o novo presidente do Conselho, assim como o vice e o secretário-geral. Posteriormente, novamente em votação interna, o Conselho irá escolher a diretoria do clube para o próximo mandato de três anos, em substituição ao atual presidente, Eureliano Barros.

Por Wenner Tito — Teresina - Portal GE.com

Tecnologia do Blogger.