Nos acréscimos, Ceará empata e aumenta a crise no Flamengo

📷Jogadores de cumprimentam antes da bola rolar © Walter Fontenele
🏠Fortaleza (CE)

Ceará e Flamengo se enfrentaram no ultimo sábado (14), às 16h30, no Estádio Governador Plácido Castelo (Castelão), em Fortaleza, em partida válida pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A.

Dias depois de se classificar para as oitavas de final da Copa do Brasil, diante da equipe do Altos (PI), o Flamengo entrou em campo para enfrentar o Ceará (em situação difícil na tabela de classificação e precisando reagir para sair da zona do rebaixamento) e espantar a crise desportiva e política que ronda o Rubro-negro.

O Jogo

Diante de uma maioria de torcedores do Ceará e ainda buscando uma afirmação no Brasileirão, o Flamengo iniciou a partida bem à vontade no Castelão. Os primeiros 30 minutos foi um jogo de ataque contra defesa, com o Rubro-negro carioca criando algumas oportunidades reais para abrir o placar e o Ceará tentando ameaçar o adversário em algumas chegadas esporádicas ao ataque. De tanto pressionar, o Flamengo abre o marcador, aos 6 minutos da etapa inicial, depois de cobrança de escanteio de Arrascaeta que William Arão aproveita para vencer o goleiro, João Ricardo. Com vantagem no placar, o Rubro-Negro carioca cadenciou mais o jogo com a bola no ataque. Sendo derrotado, Dorival Junior é obrigado a mexer logo aos 10 minutos da primeira etapa depois que Vina sofreu uma lesão na panturrilha. Em seu lugar entrou o atacante Zé Roberto, que foi decisivo para o empate do Ceará depois de uma cobrança de falta rápida que encontrou Mendonza no mano a mano com o zagueiro, Pablo. Mendonza só teve o trabalho de desviar do goleiro, Hugo.

Primeiro gol do Flamengo (William Arão)

Primeiro gol do Ceará (Mendonza)
O Rubro-negro carioca não se abalou com o gol de empate do Ceará e continuou pressionando. Seria importante ir para o vestiário com vantagem no placar ou com o jogo já decidido. Aos 37 minutos, Arrascaeta bateu falta na lateral esquerda de ataque do Flamengo e William Arão desviou e deu números finais ao primeiro tempo: 2 x 1.

Segundo gol do Flamengo (William Arão)
A etapa complementar iniciou com um Ceará mais aguerrido e um Flamengo jogando retraído e com sinais claros de cansaço físico de alguns de seus principais jogadores: João Gomes e Arrascaeta sentiram muito o esforço físico, o que fez com que o Flamengo perdesse pujança no meio campo e ofensividade no ataque. Ao Ceará restava martelar, empurrar a equipe carioca para o seu campo de defesa e pressionar em busca do gol de empate ou mesmo conseguir virar a partida. Aos 40 minutos, em um contra-ataque rápido do Flamengo, Gabigol é calçado dentro da área do Ceará. Jogadores reclamaram de pênalti, porém o árbitro, Luís Flávio de Oliveira, mandou a jogada seguir.

O roteiro continuava o mesmo do inicio do segundo tempo. Ceará pressionando e Flamengo tentando a todo custo segurar o ímpeto do Ceará e sair do Castelão com a vitória, os três pontos e com um pouco mais de tranquilidade para o treinador, Paulo Sousa. Não foi isso que aconteceu. De tanto empurrar o Flamengo para sua defesa, o Ceará conseguiu uma falta (cometida por Rodrigo Caio, que na oportunidade sentiu uma lesão e foi substituído), pela sua lateral esquerda de ataque. Nino Paraíba cobrou direto e surpreendeu Hugo Sousa, que falhou feio, mais uma vez.

Curiosidades:

As placas levadas pelos torcedores aos estádios já viraram tradição no futebol brasileiro. Pedidos de camisas dos ídolos, são as mais frequentes. Algumas surpreendem, como a de um garoto que escreveu na placar que trocaria sua mãe por uma camisa do Flamengo.

Isabele e Sara, da cidade de Uruoca, localizada a 310 Km de Fortaleza, não perderam a oportunidade e levaram suas placas pedindo as camisas do meia, Diego Ribas, e do atacante, Pedro; já a torcedora, Graciele, fez seu esposo levar uma placa com um ultimato: "Só volta pra casa com a camisa do Rodinei". Infelizmente, todos voltaram para casa de mãos vazias.


Lado Negativo

O lado negativo do jogo foi, mais uma vez, à violência entre torcedores. Apesar do clima de zoação sadia ter imperado durante o esquenta, o jogo e ao final da partida, ainda houve atrito que, se não fosse o forte policiamento, poderia ter descambado para algo mais grave. Um exemplo, foi o caso desse perrengue entre torcedores do Flamengo, que estavam em um setor acima dos torcedores do Ceará. Em determinado momento, os torcedores do Ceará tentaram subir para agredir os rubro-negros. Sem êxito, um torcedor jogou um objeto contra os torcedores rubro-negro. A Policia interviu e escoltou os valentões para fora da Arena.

Inicio de confusão contida de imediato pela Policia
Tabela:

O empate não foi bom para nenhuma das equipes. O Ceará continua na zona da degola (18ª posição) e o Flamengo (16ª) só não terminou a rodada também na zona de rebaixamento por conta de outros resultados.

O que vem por ai:

O Flamengo enfrenta na próxima terça-feira (24), às 21h30, no Maracanã, a equipe do Sporting Cristal, partida válida pela 6ª rodada da fase de grupos da Conmebol Libertadores; já o Ceará enfrenta o Santos no próximo sábado (21), às 18h30, na Vila Belmiro, em partida válida pela 7ª rodada do brasileirão.

Ficha Técnica:

Competição: Campeonato Brasileiro - Sexta rodada
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Dia: 14 de maio de 2022, sábado
Horário: 16h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)
Gols: Willian Arão, aos 6 minutos do primeiro tempo; Mendoza, aos 25 minutos do primeiro tempo; Arão, aos 37 do primeiro tempo; Nino Paraíba, aos 45 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Pablo, Ayrton Lucas, Bruno Henrique, Marcos Paulo, Hugo Souza (FLA); Geovane, Mendoza, Erick, Lucas Ribeiro, Richardson (CEA)
Cartões vermelhos:

Escalações:

CEARÁ: João Ricardo; Michel Macedo (Nino Paraíba), Gabriel Lacerda, Marcos Victor e Bruno Pacheco; Lucas Ribeiro (Victor Luis), Geovane (Richardson) e Erick (Yuri Castilho); Lima, Mendoza e Vina (Zé Roberto).
Técnico: Dorival Júnior

FLAMENGO: Hugo; Isla (Marcos Paulo), Pablo, David Luiz (David Luiz) e Ayrton Lucas (Matheuzinho), Willian Arão, João Gomes, Everton Ribeiro (Andreas Pereira), Arrascaeta, Bruno Henrique (Lázaro) e Gabigol. Técnico: Paulo Sousa

Fotos:











































Por Walter Fontenele | Portalphb e Futboltotal
Tecnologia do Blogger.