Parnaíba ganha serviço de neurologia e cirurgia pediátrica 24 horas

Secretário de Saúde, Florentino Neto
📷Secretário de Saúde, Florentino Neto
🏠Parnaíba (PI)

O Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Saúde, implantou hoje (01) os Serviços de Neurocirurgia e Cirurgia Pediátrica no Hospital Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba. A solenidade de implantação contou com as presenças vice-governadora, Regina Sousa e o secretário de Saúde, Florentino Neto. O governador Wellington Dias participou de maneira virtual.

Com a implantação destes serviços , o Piauí avança na descentralização no atendimento de alta complexidade no interior, uma das metas do Governo do Estado, evitando o deslocamento para a Capital e diminuindo a pressão na fila de regulação para cirurgias eletivas e para atendimento de todas as urgências e emergências. Segundo o Secretário de Saúde, Florentino Neto, hoje é um dia histórico para os parnaibanos.

“Através da sensibilidade do governador Wellington Dias, o serviço de neurocirurgia vai funcionar 24h na região de Parnaíba. Com isso, as lesões dos pacientes que moram nestes municípios e sofrem algum tipo de trauma serão reduzidas porque na neurocirurgia, o tempo é o maior aliado para conseguir diminuir qualquer sequela. Com o atendimento no hospital da própria cidade, os pacientes vão ter mais qualidade de vida”, afirma o gestor.

Publicidade:
Center Neves | Parnaíba

O serviço de neurocirurgia vai tratar lesões dos pacientes que moram nestes municípios e sofrem algum tipo de trauma craniano, AVC ( acidente vascular cerebral) isquêmicos e hemorrágicos, em tempo hábil, reduzindo as sequelas neurológicas. A neurocirurgia é um procedimento realizado para tratar situações geradas por doenças do sistema nervoso central e periférico, tais como hidrocefalia, tumores, doenças vasculares, degenerativas, traumas crânio-encefálicos e lesões raqui-medulares passíveis que necessitem de uma abordagem cirúrgica.

Para a realização das neurocirurgias, o HEDA passa a contar com uma equipe de neurocirurgião com plantão 24 horas, atendimento e estrutura adequada para receber qualquer paciente com politrauma.

As cirurgias pediátricas podem beneficiar cerca de 160 mil crianças, com idades de 0 a 14 anos, dos municípios que compõem a região da Planície Litorânea e a Região dos Cocais. Por meio do projeto, a Sesapi garantirá atendimento integral para patologias cirúrgicas dos recém-nascidos, crianças e adolescentes, descentralizado serviços que reduzirão as transferências de pacientes para a capital, contribuindo com a redução da morbimortalidade dos pacientes cirúrgicos e reduzindo as filas de cirurgias eletivas .

O serviço pediátrico do HEDA de Parnaíba será coordenado pelo cirurgião pediatra, Rogério Medeiros. As equipes de cirurgias pediátricas estarão preparadas para o atendimento de pacientes com cirurgias eletivas de Obstipação, Megacolon congênito, Dor abdominal, Hérnia inguinal, Hérnia umbilical, Hidrocele, Fimose, Testículo não descido, Anomalia anorretal, Atresias intestinais, Atresia de esôfago, Onfalocele, Gastrosquise.

Além de atendimento de Anomalias penianas, Hipospádias, Refluxo gastro-esofágico, Colecistopatia crônica calculosa, Hérnia diafragmática, Tumores (neuroblastoma, tumor de Wilms, teratomas, rabdomiossarcoma), Malformações pulmonares, Urgências (invaginação intestinal, apendicite, torção de testículo), Apendicite, Colelitiase Procedimentos videolaparoscopicos e urológicos e endourologicos.

Por Meio Norte
Tecnologia do Blogger.