Vacinação reduz 630% internações em UTI e 450%número de mortes por Covid no Piauí

Pessoa sendo vacinada
📷Imagem de divulgação
🏠Piauí

É fato que o Piauí é um dos estados que mais avançou na vacinação contra covid-19, chegando atualmente ao segundo com maior percentual da população completamente imunizada, atrás apenas de São Paulo. Quando se comprara o início deste ano com o do ano passado é possível perceber a redução drástica no número de mortes e internações em Unidades de Tratamento Intensivo.

A maior redução aconteceu no agravamento da doença, chegando em torno de 630% menor no número de internados em UTI. Em janeiro de 2021 foram 114 pessoas e, comparando com o mesmo período deste ano, apenas 16 internações. Óbitos também tiveram um forte declínio, aproximadamente 450% a menos, caindo de 71 mortes para 13 no primeiro mês de 2022.

Continua depois da publicidade:
Produtos Mandubem | Parnaíba

Casos positivos reduziram 70% (16.611 para 9.765) e hospitalizações em geral a queda foi de 603% (602 para 85). Ao analisar estes dados do SIVEP-Gripe, o professor Emídio Matos não tem dúvida de que apesar da variante Omicron, a vacinação tem mostrado positividade no combate a pandemia, apesar dos problemas envolvendo a pane no sistema do Ministério da Saúde.

“Qual a diferença entre os dois períodos analisados? É exatamente a imunização da população. Nós temos agora quase 80% da população completamente imunizada aqui no Estado do Piauí. Então, esse é um dado importante que revela que as pessoas completamente imunizadas estão mais protegidas do adoecimento grave quando infectadas pela variante Omicron”, analisa.

Emídio Matos ressalta a importância de avançar na vacinação, alertando que existem 52 municípios que estão com dose de reforço abaixo de 15%, ou seja, abaixo da média do estado que é de 20% e menor ainda se comprada com a média nacional que chega a quase 25%. Para o pesquisador, a aplicação dessa fase da vacina aumenta o fator de proteção contra a Omicron.


Por Wesley Sales

 

Tecnologia do Blogger.