Piauí terá pico de Covid nas próximas semanas, alerta médico do COE

Dr. Vinícius Nascimento
📷Dr. Vinícius Nascimento
🏠Piauí

O Piauí deve enfrentar um novo pico de casos de Covid-19 em duas semanas. O alerta é do médico Vinícius Nascimento, membro do Comitê de Operações Emergenciais (COE), grupo de especialistas responsável por analisar os cenários da pandemia no estado do Piauí.

Diante do aumento do aumento de casos, o COE passou a defender a volta de restrições e a proibição de festas e eventos que possam gerar aglomeração.
“O que nós mostramos é que há a necessidade de algum controle. Temos a previsão de um pico dessa onda daqui a duas semanas. Se nós tivermos a manutenção dessas festas, talvez esse pico seja maior e se prolongue mais tempo”, alertou o médico.
Com a proximidade do período de Carnaval, os membros do Comitê de Operações Emergenciais avaliam que manter a liberação de eventos, como shows, poderá ter impacto significativo no sistema de saúde, público e privado.
“Quando a gente chega nesse ponto em que não está havendo um comportamento social adequado e com a pressão sobre o sistema de saúde aumentando, é preciso ter um pouco de cuidado”, reforçou Vinícius Nascimento.
Dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) apontam que o Piauí tem atualmente 89,5% de ocupação nos leitos de UTI destinados a pacientes com Covid-19, um dos mais altos índices dos últimos meses. Ainda de acordo com o levantamento da Sesapi, 10 hospitais estão com 100% de ocupação de leitos.

Continua depois da publicidade:
Produtos Longá - 100% Parnaíba

Os membros do COE ainda alertam para uma possível subnotificação de casos, ocasionada pela escassez de testes para o diagnóstico de Covid-19 na rede pública e nos estabelecimentos de saúde privados.

Ômicron

O médico Vinícius Nascimento também destacou que, apesar das dificuldades para analisar, os especialistas acreditam que a maior parte dos casos de Covid-19 registrados no Piauí nas últimas semanas são da variante Ômicron, que tem um alto poder de transmissibilidade.

Nos últimos 14 dias, o Piauí registra alta de 400% nos casos de covid-19, segundo o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), divulgado na noite desta segunda-feira.

Foram registrados 1.223 casos confirmados e 13 óbitos por Covid-19, nas últimas 24 horas.

Os casos confirmados no estado já somam 344.237 em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo Coronavírus chegam 7.389 casos e foram registrados em 224 municípios.

Por Cidade Verde

 

Tecnologia do Blogger.