A nossa bela Lagoa do Portinho

Banana Boat na Lagoa do Portinho, em Parnaíba
📷Passeio tradicional na Lagoa do Portinho ((c)) Walter Fontenele
🏠Parnaíba (PI)

A Lagoa do Portinho é uma lagoa localizada na divisa dos munícipios de Parnaíba e Luís Correia, no litoral Norte do Estado do Piauí, que tem como principal atrativo um conjunto de dunas de areia, criadas a partir de um processo eólico (ação dos ventos).

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos - SEMAR/PI, a lagoa abrange uma área de aproximadamente 5,62 km², estendendo-se para nove quilômetros de comprimento no sentido Norte-Sul, com largura variável entre 0,2 e 1,6 quilômetro. Ela também se estende pela zona rural dos municípios de Parnaíba e Luís Correia abrangendo os povoados Carpina, Gameleira, Portinho, Cearazinho e Santo Antônio.

Publicidade:
Produtos Longá | Parnaíba

Durante muitas décadas foi um ponto de parada obrigatório para as pessoas que vinham da Praia, em Luís Correia, e aproveitavam suas águas frias e doces para “tirar o sal”, passear nas famosas “Banana Boat”, curtir a descida das dunas a bordo da tirolesa e se esbaldar no forró do Bar e Restaurante “Paraqueira Brasileira”, hoje, infelizmente fora de uso.

Há alguns anos, por falta de chuvas e pela depredação humana, a Lagoa do Portinho secou completamente e poucos acreditavam que ela voltaria um dia a atrair novamente turistas e movimentar a economia do litoral. Felizmente, depois de bons períodos de chuvas, a Lagoa do Portinho – como a Fênix - ressurgiu das cinzas e continua enchendo os olhos dos visitantes.





Por Walter Fontenele | Portalphb

 

Tecnologia do Blogger.