Mano Velho, uma história de labuta e de sofrimento nas águas barrentas do Parnaíba

📷Mano Velho ((c)) Almanaque da Parnaíba (1982)
🏠Parnaíba (PI)

Poucas pessoas conhecem o Senhor Antônio Pereira da Silva, um trabalhador que tirou o sustento de sua família (oito filhos) das águas barrentas do Rio Parnaíba e do seu afluente, o Rio Igaraçu. Todavia, essa situação muda se o chamarmos pelo seu apelido, Mano Velho, que acabou se transformando em seu nome.

Nos tempos áureos da navegação no Rio Parnaíba esses trabalhadores eram chamados, principalmente pelos policiais, de “porcos d’água”. Não se sabe ao certo quem e quando esse apelido pejorativo foi criado, mas era muito usado pelos policiais, quando das muitas brigas em que eles se envolviam com os trabalhadores (marujos, Vareiros e estivadores) do rio. Segundo (OLIVEIRA, 1982),

O Vareiro, o “porco d´água”, como o chamava os milicianos, que, em contra partida, eram pelo primeiro tachado de “mata-cachorro”, escreveu grande epopeia no leito do rio com a ponta ferrada de sua vara de quatro braças [...].

Mano Velho era um desses trabalhadores que fizeram do rio sua vida, sua moradia, seu sustento e de sua família.  “Acho que foi em 1900 que eu me misturei com o rio... só me lembro de que era um moleque atiçado, tinha tutano nos ossos e queria correr o mundo. De serviço pesado, eu já conhecia de tudo: plantar, capinar, corta cana, lidar com bichos, tudo serviço grosseiro que foi só isso que minha mãe me ensinou. Pai não tive a fortuna de conhecer... a velha é que tinha de dar a murrada pra dar sossego pro bucho da gente”.

Continua depois da publicidade:

Apesar de não ter conseguido aprender a ler e a escrever, Mano Velho, conseguiu educar os seus filhos. “[...] Meus filhos todos sabem. Tenho oito filhos e todos sabem ler. Tenho até filha formada em professora, tem outro na Universidade. Seu criado velho aqui é que só mesmo sabe mexer na lama desse rio... O resto é assentar o dedão melado de tinta onde os homens mandarem”. (SANTOS, Cinéas. O Homem e o Mar. Almanaque da Parnaíba. 59ª ed. Ano LIX, 1982, p. 29).

Sobre o apelido, Mano Velho, desconversa. “Quando deram de me chamar de Mano Velho eu ainda nem era velho; acho que foi coisa dos estudantes de Timon. Só sei que o pessoal foi pegando no dente, e hoje eu nem me lembro se um dia tive outro nome”.

Quando Mano Velho concedeu essa entrevista, publicada no Almanaque da Parnaíba de 1982, ele estava com 66 anos. As suas muitas histórias e resenhas são coisas do passado e o rio, antes navegável, hoje não é nem sombra do que foi um dia.

Por Walter Fontenele | Portalphb

Tecnologia do Blogger.