Breve Resumo da vida de James Clark, um ícone da época de ouro da Parnaíba

📷Arquivo Pessoa Família Clark
🏠Parnaíba (PI)

A fundação da Casa Inglesa em 1849 por “Paulo Inglês”, como ficou conhecido o Senhor Paul Robert Singlehurst, foi um marco do desenvolvimento comercial de Parnaíba com suas exportações para a Inglaterra e vários outros países da Europa. Todavia, são poucas as pessoas que atrelam o nome de Paul Robert Singlehurst a Casa Inglesa.

Em 1869 chegou a Parnaíba um jovem órfão de 14 anos, natural da cidade de Keswick Humberland, na Inglaterra, trazendo em mãos um contrato de trabalho (aprendizagem) de cinco anos, com a Casa Inglesa. Talvez aquele jovem não tivesse - à época - isso em mente, mas seu nome, James Frederic Clark, ficaria enraizado para sempre na historiografia da cidade de Parnaíba e do Piauí.

James Clark, como era mais conhecido, iniciou seu aprendizado na Casa Inglesa e, em 1884, se tornou sócio. Com a morte de “Paulo Inglês”, Clark se torna o único dono da empresa. Por sua iniciativa, introduz a cera de carnaúba, produtos derivados do petróleo, e produtos do extrativismo vegetal na rota de suas exportações e importações, além de equipamentos que foram usados na implantação da instalação elétrica em 153 municípios do Piauí, Ceará e Maranhão.

Além de ajudar a inserir Parnaíba no comércio nacional e internacional e ser um dos ícones do apogeu financeiro do Estado do Piauí no século XX, a família Clark é a precursora do futebol em solo piauiense, pois foi Septimus Clark, filho de James Clark, que capitaneou o grupo que fundou o Internacional Athletic Club, que rivalizou por alguns anos com o Parnahyba Sport Club, que teve na figura de Zeca Correia um dos seus fundadores. Saiba mais.

Septimus Clark ao centro sentado na bola.

James Frederic Clark casou-se em 1884 com Anna Gonçalves Castelo Branco, natural de Oeiras e tiveram doze filhos (Hilda Castello Branco Clark, Ada Castello Branco Clark, Frederico Castello Branco Clark, Oscar Castello Branco Clark, Flora Castello Branco Clark, Reginaldo Castello Branco Clark, José Castello Branco Clark, Antônio Castello Branco Clark, Septimus Castello Branco Clark, Miguel Castello Branco Clark e Maria Castello Branco Clark) e faleceu em Parnaíba no dia 02 de Setembro de 1.920, aos 65 anos de idade.

Por Walter Fontenele | Portalphb
Com informações de Nando Campanelli.

 

Tecnologia do Blogger.