Caos na Segurança Pública do Piauí deixa população a mercê da guerra entre facções

📷Fotos: Gleitowney Miranda
🏠Parnaíba (PI)

População vive momentos de pânico e terror diante dos crimes de execução entre facções em Parnaíba, litoral Norte do Estado do Piauí.

O Estado do Piauí vivencia uma onda de violência sem fim, proporcionado pelos constantes crimes de execução, promovidos pelas facções criminosas.

De acordo com a Secretaria estadual de Segurança Pública, várias facções atuam no território piauiense: Primeiro Comando da Capital – PCC, Comando Vermelho – CV, Bonde dos 40, Primeiro Comando de Campo Maior - PCM, Primeiro Comando de Esperantina – PCE e Facção Criminosa de Teresina - FCT. Dessas seis facções, duas são atuantes no litoral do Piauí e são as responsáveis pela onda de crimes dos últimos meses: Primeiro Comando da Capital – PCC e Comando Vermelho – CV.

Continua depois da publicidade:

Ao longo dos últimos meses, os crimes de execução entre membros dessas duas facções (PCC e CV) se tornaram uma constante, aumentando ainda mais o clima de insegurança da população, obrigada a conviver sob o domínio dessas facções, que determinam ordens de conduta e toque de recolher aos moradores dos Bairros em que dominam.

As estatísticas são alarmantes. Só em 2021 foram registrados em Parnaíba 56 crimes de homicídios, desses a grande maioria foram cometidos por essas facções, que lutam pelo domínio da região e por ponto de drogas.

Nas Redes Sociais, essas facções produzem, com frequência, vídeos que mostram as pessoas que estão na lista negra e marcadas para morrer. Esses pequenos vídeos, compartilhados nos grupos de WhatsApp, aumentam ainda mais o medo e o clima de insegurança, pois, geralmente, as facções executam as pessoas ameaçadas que protagonizam os vídeos.

Nas palavras do Ministério Público do Piauí (MPPI), falta material humano e investimento na Policia Civil, para que as investigações resultem em provas contundentes contra os criminosos, o que aumentaria as chances de prisões contra os criminosos.

Por Walter Fontenele | Portalphb

 

Tecnologia do Blogger.