Quase 250 vacinas vencidas teriam sido aplicadas em municípios do Piauí; veja a lista!

📷Foto de Reprodução

Quase 250 pessoas pessoas foram vacinadas com o imunizante AstraZeneca vencido no Piauí. No Brasil foram pelo menos 26 mil doses aplicadas fora da validade, segundo dados do Ministério da Saúde. Os órgãos de saúde negam a aplicação de vacinas vencidas.

Só em Teresina, foram 114 doses. Outra cidade do Piauí, Itaueira, teve 20 doses vencidas aplicadas. Madeiro teve 12, Guadalupe 10, Sebastião Leal 9, São José do Piauí 8, Uruçuí 6, Antônio Almeida 4, Jatobá do Piauí 4.

As cidades de Jerumenha, José de Freitas, Miguel Alves, Olho D'Água do Piauí, São João da Varjota, União, tiveram duas doses aplicadas em cada.

Continua depois da publicidade:

As cidades que tiveram uma dose vencida aplicada em cada foi: Alegrete do Piauí, Amarante, Barras, Barro Duro, Campo Maior, Capitão de Campos, Floriano, Jaicós, Lagoa do Piauí, Palmeirais, Piracuruca, Piripiri, Queimada Nova, Santa Cruz do Piauí, São Félix do Piauí e Valença do Piauí.

 
 

A Secretaria de Saúde do Piauí divulgou esclarecimento:

A Secretaria de Estado da Saúde informa que todos os lotes de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde ao estado do Piauí estão dentro do prazo de validade. As caixas contêm nota técnica com informações sobre a data de validade dos imunizantes encaminhados, assim como em todos os frascos constam os prazos de vencimento.

A Sesapi esclarece ainda que antes da distribuição para as Regionais de Saúde, a Coordenação de Imunização verifica além do prazo de validade, a temperatura de acondicionamento dos imunizantes, que vêm sendo aplicados dentro do prazo de validade apresentados em documentos oficiais do Ministério da Saúde.

Esclarecimento da Fundação Municipal de Saúde de Teresina:

A Fundação Municipal de Saúde informa que em Teresina nenhuma dose de vacina foi aplicada com prazo de validade vencida.A FMS confere o prazo de validade de todos os imunizante recebidos e realiza a aplicação conforme as orientações do fabricante. Em todos os frascos dos imunizantes constam os prazos de vencimento da vacina.

Por 180graus

Tecnologia do Blogger.