História: Rádio Educadora de Parnaíba

📷Antiga torre da Rádio educadora

A Rádio Educadora de Parnaíba AM foi uma emissora de rádio brasileira, situada na cidade de Parnaíba, no Estado do Piauí, que sintonizada através da frequência 920 kHz AM.

Foi fundada no dia 13 de maio de 1940 por Alcenor Madeira, sendo considera a pioneira de todo o Estado do Piauí, e a segunda do nordeste. Em maio de 1940, foi inaugurada a primeira emissora de radiodifusão do Piauí, a Rádio Educadora de Parnaíba, em uma grande solenidade e ato festivo do qual participaram muitas autoridades locais e estaduais. A PRJA4 ZYE7 foi a segundo emissora do gênero a ser implantada no nordeste. Prestou grandes serviços a comunidade da região do norte do Piauí, maranhão e Ceará.

Com auditório na Praça Santo Antônio, bastante moderno para as condições da época, tinha uma excelente programação com o que havia de melhor da música, além disso, apresentava peças teatrais e programas de auditório, com casa sempre lotada. Seus idealizadores traziam grandes cantores do rádio que se apresentavam no Cine Teatro Edem, Cine Ritz, etc. um dos seus maiores incentivadores foi idealizador foi eclético locutor Nelson Chaves, locutor de raras qualidades.

Continua depois da publicidade:

Não vamos falar aqui dos inúmeros e grandes locutores que passaram por esta emissora, esquecer alguns nomes seria uma grande injustiça, pois todos deram sua parcela de contribuição, por menor que seja, mas foi valiosa para sua história. Quer lembrar apenas um nome importante do cenário político nacional, José Pinheiro Machado que foi um dos seus inúmeros presidentes da Rádio Educadora de Parnaíba.

Preciso falar também de uma das figuras mais importantes que deram vida ao jornalismo, parnaibano e da Rádio Educadora de Parnaíba, com suas mais eloquentes crônicas políticas que faziam o parnaibano ficar diante do rádio para escutá-lo.

O Jornalista Batista, a quem tive o prazer de desfrutar de sua amizade e poder chamá-lo carinhosamente de “Badi”. Vale lembrar também que a cidade de Parnaíba através da empresa Poncion Rodrigues & Cia Ltda. do pai do saudoso ex-governador, senador e deputado federal, Francisco das Chagas Caldas Rodrigues. Com a expansão do rádio a empresa também passou a vender através de sua filial em Teresina.

Na época a empresa importava para Piauí a marca Philco, “de fama mundial pela qualidade”. Recebemos novos e sensacionais modelos para 1948. Sobre essa mesma questão, José Raimundo Teixeira se pronuncia:

A pioneira no Piauí é a Rádio Educadora de Parnaíba. Esta é que é a pioneira no Piauí, depois veio a Difusora, que é do fundador da Rádio Educadora de Parnaíba e fundador da Rádio Difusora de Teresina, juntamente com a sociedade daquele município e da nossa capital, chamava-se Alcenor Sérgio Madeira.

O Diário Oficial da União, publicado na quinta feira do dia 29 de julho de 2010, declarou extinta a concessão da Rádio Educadora de Parnaíba, a primeira emissora de rádio do Piauí entre as dez do Nordeste. E Parnaíba tristemente, se configurou mais uma vez como a "terra do já teve".

A Rádio Educadora foi criada dezoito anos depois do surgimento da primeira emissora de rádio do Brasil e pertencia à família Silva do ex-senador Alberto Silva, posteriormente foi comprada pela família Moraes Souza. Junto com a Rádio Educadora foram extintas também as concessões da Rádio Alvorada do Sertão, de São João do Piauí; a Rádio Vitória de Batalha, em Batalha e a Rádio Difusora Valem do Uruçuí, em Uruçuí (PI).

A Rádio Educadora nasceu com a transferência do “radiotécnico Evaldo Carvalho, que trocou Fortaleza por Parnaíba, onde instalou sua oficina numa dependência do escritório de Alcenor Madeira, na época, um revendedor de rádio receptores”.

Os dois foram responsáveis pelas primeiras experiências com o rádio em Parnaíba.

📷Locutor Theodoro Ângelo dos Santos Filho, em sua mesa de trabalho. Foto: Almanaque da Parnaíba de 1942 (p.91)

De acordo com o mesmo Almanaque, o locutor Theodoro Ângelo era natural da Bahia, mas a convite de Nelson Chaves foi integrado à equipe de locutores da Rádio Educadora.

A Rádio Educadora de Parnaíba S/A, estaria completando este ano (2014) 74 anos e certamente faria inúmeras atividades culturais, além de uma grande festa para comemorar seu septuagésimo aniversário ou suas bodas de vinho com a cidade de Parnaíba.

Mas, o descaso, a má administração ou qualquer que tenha sido a razão, a emissora simplesmente não existe mais, está fechada, sepultada de tal forma que até seu transmissor desapareceu. Diminuindo, assim, as chances de retorno à ativa.

A Rádio Educadora existe nos fragmentos de memória daqueles que a fizeram e daqueles que a amaram.

📷Primeiro transmissor da Rádio Educadora de Parnaíba da marca Maia e Rebelo S.A, adquirido em 1940. Foto: Rádio Educadora de Parnaíba 47 anos de pioneirismo (1987, p.19)


Por: Jocelio Costa

Tecnologia do Blogger.