Acordos da Copa América exigem astros presentes, Conmebol teme por Neymar

📷Foto: Lucas Figueiredo (CBF)

Os acordos comerciais feitos para a Copa América - patrocinadores e sedes - têm previsão que as principais estrelas estejam presentes. Jogadores como Messi, Suárez e Neymar são vistos como essenciais para manter o valor da competição e reduzir prejuízos. Por isso, há uma preocupação na Conmebol sobre uma possível ausência de Neymar que está entre os jogadores da seleção que discutem a presença na competição.

Na quinta-feira, em entrevista coletiva, o técnico da seleção Tite deixou implícito que havia um incômodo entre os jogadores sobre a Copa América. Houve uma reunião na quarta-feira em que os jogadores cobraram o dirigente pela realização da competição no Brasil. Não foi falado em boicote, mas essa possibilidade estava presente.

Continua depois da publicidade:

Pois bem, historicamente, os contratos da Conmebol preveem que as federações nacionais são obrigadas a apresentar seus times principais na Copa América. Isso foi revelado durante os escândalos de subornos a dirigente por contratos da competição, em investigação feita pelo Departamento de Estado dos EUA. Essa cláusula tinha como objetivo valorizar a competição com todas as estrelas das seleções quando havia dificuldade de liberação de times europeus.

Os acordos comerciais da Conmebol para Copa América atuais também preveem que todas as estrelas têm que estar presentes, segundo apurou o blog. O mais importante para os organizadores é a presença de jogadores como Messi, Suárez e Neymar. Outros titulares da seleção são menos relevantes desde que tenha um conjunto de jogadores importantes com as estrelas.

Por isso, há uma apreensão na Conmebol se atletas como Neymar entrarão em campo. Há um monitoramento de perto da negociação da diretoria da CBF com os jogadores para entender quais times estarão em campo. O mesmo ocorreria no caso de uma ausência de Messi. Em menor escala, isso se repete com Suárez.

Caso o atleta decida não atuar, haverá um prejuízo finaceiro considerável para a Copa América. Com isso, contratos podem vir a ser renegociados. A Conmebol, no momento, entende que ainda pode realizar a Copa América no Brasil com pequeno prejuízo apesar de não ter venda de ingressos. Caso ocorra um boicote, e as estrelas não estejam presentes, a tendência é esse buraco aumentar. Mas há firme disposição da Conmebol de realizar a competição de qualquer jeito.

Por Rodrigo Matos

Tecnologia do Blogger.