“Projeto Fazendo Arte” atende usuários do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)


A Prefeitura de Parnaíba, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc) junto com o Centro de Referencia da Assistência Social (CRAS), vêm ao longo do ano realizando atividades do “Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo (SCFV) Fazendo Arte”, atendendo a crianças (7 a 12 anos), adolescentes e idosos nos vários Bairros do Município de Parnaíba.

Continua depois da publicidade:

O projeto “SCFV Fazendo Arte” é integrado ao “Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF)” ofertado nos CRAS, que tem como meta promover o atendimento das famílias dos usuários destes serviços, garantindo a matricialidade sócio familiar previsto na política de assistência social.


Como serviço complementar ao PAIF, a prioridade do “SCFV Fazendo Arte” de inclusão de criança dar-se à pela condição de vulnerabilidade de risco e pela necessidade de fortalecimento da capacidade protetiva, apresentadas pelas famílias com relação às crianças.

Seguindo essa linha, no dia 26 de Abril foi realizado no CRAS do Bairro Piauí atividades culturais e esportivas: oficina de Bate Lata (ministrada pelo instrutor Cézar), atividades esportivas (ministrada por Lúcia de Fátima), orientação de dança (Fazendo Arte e Ação Jovem), Zumba e atividades físicas. Já no CRAS São Vicente de Paula foi realizado o Projeto “Idoso Feliz” com várias atividades físicas especificas para a “melhor idade” (exercícios físicos e Capoterapia).


Os projetos desenvolvidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc) à frente a Secretária Adalgisa de Carvalho de Moraes Souza trabalha os eixos estruturantes: (oficinas de convivências, oficinas culturais, oficinas esportivas, passeios culturais, acompanhamento familiar, reuniões com os pais, palestras educativas e parcerias com a rede sócia assistencial) beneficiando os jovens e os idosos que são assistidos pelos CRAS.

Por determinação do Prefeito Mão Santa e da Secretária Adalgisa de Carvalho de Moraes Sousa todas as atividades desenvolvidas pela Sedesc seguem à risca os protocolos de segurança para o enfrentamento ao Novo Coronavírus Covid-19, protegendo assim os profissionais e usuários dos serviços.

Por Walter Fontenele
Tecnologia do Blogger.