Saiba o que funciona nesta sexta-feira (19) no Piauí após decreto com medidas mais rígidas

Foto de Reprodução

De acordo com o decreto do Governo do Piauí, que estabelece medidas mais rígidas de isolamento social de quinta-feira a domingo, apenas os serviços essenciais poderão funcionar nesta sexta-feira (19), no estado. O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), chegou a autorizar a abertura do comércio hoje, mas a Justiça suspendeu o decreto municipal.

Nesta sexta-feira, apesar de liberadas, atividades essenciais precisam respeitar o toque de recolher a partir de 21h, onde está proibida a circulação de pessoas em espaços e vias públicas, ou em espaços e vias privadas equiparadas a vias públicas, exceto os deslocamentos de extrema necessidade.

Podem funcionar:

Mercearias, mercadinhos, mercados, supermercados, hipermercados, padarias e produtos alimentícios;

farmácias, drogarias, produtos sanitários e de limpeza;

oficinas mecânicas e borracharias;

lojas de conveniência e lojas de produtos alimentícios situadas em rodovias estaduais e federais, exclusivamente para atendimento de pessoas em trânsito;

postos revendedores de combustíveis e distribuidoras de gás;

hotéis, com atendimento exclusivo dos hóspedes

distribuidoras e transportadoras;

serviços de segurança pública e vigilância;

serviços de alimentação preparada e bebidas exclusivamente para sistema de delivery ou drive-thr

serviços de telecomunicação, processamento de dados, call center e imprensa;

serviços de saúde, respeitadas as normas expedidas pela Secretaria de Saúde do Estado do Piauí;

serviços de saneamento básico, transporte de passageiros, energia elétrica e funerários;

agricultura, pecuária, extrativismo e indústria.

No caso dos mercados, supermercados e hipermercados, o Governo do Piauí determinou que o funcionamento só poderá acontecer até as 20h, ficando proibida a entrada de clientes no estabelecimento após o horário. Também está vedada nesses estabelecimentos a venda de artigos de vestuário, móveis, colchões, cama box, aparelhos celulares, computadores, impressoras e demais aparelhos e equipamentos de informática.

Continua depois da publicidade:

Impasse na capital

Em Teresina, as atividades não-essenciais chegaram a ser permitidas para funcionar normalmente nesta sexta-feira. A decisão do prefeito aconteceu, apesar da Fundação Municipal de Saúde (FMS) ter previsto que, para os próximos 15 dias, a média de mortes por Covid-19 ultrapasse os 30 óbitos diários no estado.

Porém, Justiça do Piauí suspendeu os efeitos do decreto. A decisão foi tomada após ação civil pública da Defensoria Pública do Estado. Desse modo, seguem em vigor as restrições estabelecidas pelo Governo.

Fonte G1

Tecnologia do Blogger.