Polícia encontra corpo de Renata Pereira e ex vereador é preso suspeito de feminicídio

Foto de Reprodução

 O corpo da trabalhadora rural Renata Pereira Costa, que estava desaparecida desde o dia 28 de dezembro de 2020, foi encontrado. O ex-marido de Renata, Francisco das Chagas Ferreira, foi preso como principal suspeito do crime de Feminicídio. A prisão ocorreu na quarta-feira (24) na zona rural de Nazaré do Piauí, onde vítima e suspeito residiam. 
A vítima desapareceu após sair da cidade de Nazaré do Piauí para fazer compras em Floriano. O delegado regional de Floriano, Bruno Ursulino, informou que o corpo foi localizado entre as cidades de Floriano e Itaueira. O corpo estava exposto em uma área de matagal de difícil acesso, em estado avançado de decomposição. O suspeito, que é ex-vereador, está preso na penitência Vereda Grande. 

“A prisão aconteceu em uma das residências dele na zona rural de Nazaré do Piauí. Nós já pegamos o depoimento dele em três oportunidades. Depois da prisão, ele ficou em silêncio o tempo todo”, disse o delegado.

O delegado explica que o corpo foi localizado no dia 24 de janeiro de 2021, mas o resultado dos exames confirmando a identidade da vítima só ficaram prontos na última sexta-feira (19). 

De acordo com os laudos, a vítima foi morta com uma forte pancada na cabeça com instrumento contundente, provocando traumatismo cranioencefálico.

Continua depois da publicidade:

Além do suspeito, outras testemunhas foram ouvidas. Os relatos dessas testemunhas apontam que o suspeito esteve presente com a vítima no dia do desaparecimento. Em seu depoimento, antes de ser preso, o suspeito negou. Algumas testemunhas também relataram histórico de agressão sofrido pela vítima, mas não há registro de ocorrência. 

Em fevereiro, familiares, amigos e a Frente Popular de Mulheres contra o Feminicídio realizaram uma manifestação. Desde o dia do desaparecimento, iniciou-se a campanha “Procura-se Renata”. Renata deixa dois filhos. 

A irmã de Renata, Andreia Pereira, diz que a família espera por Justiça. “Nós tivemos uma resposta. Uma resposta que temíamos muito ouvir das autoridades, mas, infelizmente, a Renata já não está entre nós. Foi assassinada de uma forma cruel, inocente, sem culpa de nada. Morreu por um covarde, que mandou matar ela”.

Continua depois da publicidade:

“Por oito anos, ela conviveu com uma pessoa, ajudou essa pessoa, cuidou das coisas dessa pessoa, e ele simplesmente mandou matar ela por ciúmes, por possessão. Agora, a família está sofrendo. Os filhos estão sofrendo. O que nós mais esperamos é que a Justiça venha a realmente ser feita. Que ele realmente pague pelo que fez. Se tiver outra pessoa, que essa pessoa também pague por estar envolvida. A família está em luto”.

Fotos

A Frente Popular de Mulheres Contra o Feminicídio pede que as pessoas não divulguem as fotos que supostamente seriam dos restos mortais da Renata. “Vilipendiar cadáver é crime, com pena de detenção e multa. Não contribua com esse crime, não mate a Renata novamente. A sua memória é o que nos fortalece a continuar lutando contra o Feminicídio e o machismo estrutural que nos mata e quer matar de novo. Renata estará sempre presente”. 

Carlienne Carpaso (Cidade Verde)

Tecnologia do Blogger.