Piauienses surpreendem com notas acima de 900 no Enem

Foto de Reprodução

Expectativa, ansiedade e emoção: três sentimentos presentes na vida dos jovens aguardavam há três meses, a liberação do resultado, anunciado pelo Ministério da Educação, para a noite da última segunda-feira, 29. Por inconsistência do site, a maioria dos candidatos, só conseguiu acessar as notas ao longo do dia de ontem. Acompanhei um grupo de Whatsapp formado por 247 estudantes na saga de obter a informação. Até às 12h, 15 estudantes já tinham compartilhado a pontuação superior a 900 pontos na redação. Cinco fizeram 980 pontos, numa escala que vai de zero a 1000. 

Uma conquista, ainda mais significativa após a divulgação de que apenas 28 candidatos em todo o país, conseguiram a nota máxima. “Estou muito feliz com minha nota. Foi um ano muito difícil, mas consegui, comemora João José de Souza Silva, 18 anos, que quer cursar Matemática.

Se os candidatos enfrentaram condições adversas para continuar se preparando para o Exame, que teve índice de abstenção recorde - no Piauí, segundo o Instituto Nacional de estudos e pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), 51,3% dos 133.293 inscritos não compareceram- o futuro matemático pode dizer que, chegar à Universidade está sendo ainda mais difícil para ele. Filho de lavradores, João mora na zona rural de Acauã, uma das cidades mais pobres do país e estudava na Unidade Escolar Antônio Rodrigues Filho.

Continua depois da publicidade:

Quando as aulas foram suspensas, ele se viu diante de outro desafio: o ensino online sem ter acesso à internet. O jeito foi recorrer à única ferramenta que estava ao alcance do pacote de dados que a família podia pagar: o whatsapp. E foi através do aplicativo que ele acompanhou as aulas do grupo “Salas de Aula On LIne”, organizado por 10 professores e coordenadores do Pre-ENEM Seduc. “Quando as escolas fecharam devido à pandemia, sentimos a necessidade de não perder nossos alunos e, de oferecer a eles um ambiente de sala de aula, ainda que virtual”, diz a professora Hildalene Pinheiro, uma das mais atuantes do Grupo. 

Antes de terem acesso às notas, os alunos enviavam mensagens bastante angustiados “gente, 2h esperando” escreveu um aluno. “Não agüento mais”, comentou outra. A professora procurava tranquilizar os estudantes sugerindo que eles tentassem acesso em horários de menor movimentação. Após a divulgação das notas, as mensagens ganharam outro tom “Professor Rufino. Tirei 900 na Redação. Você tem parte e me ajudou muito. Sou muito grata por suas valiosíssimas correções”, escreveu um aluno de São Luís do Piauí. O professor Francisco Rufino integra a equipe que está no Grupo, além de Patrícia Lima, Isauda Silva, Isabela Cristina e Wellington Soares. O Grupo teve apoio da diretora de Mediação Tecnológica Viviane Catanhede, que apoiou a iniciativa.

Atuação

O como funcionou: o grupo “Sala de Aula on line” funciona 24 horas . “ A gente chama o grupo de SOMOS TODOS CORRETORES, porque os alunos corrigem as redações dos colegas orientados pelos monitores que recebem orientações dos professores.”, declara Hildalene. As atividades de correção aconteciam de segunda a sexta-feira, das 17h às 19h. No restante do tempo, eram feitas atividades de outras disciplinas, simulados e assistimos às aulas do Canal Educação”, complementa.

O reforço chegou num momento em que muitos estudantes estavam desistindo da preparação, por dificuldade de acesso às outras plataformas digitais, que demandam de Internet de mais qualidade para a leitura de textos ou mesmo baixas vídeos. Já o app é disponibilizado nos pacotes mais baratos, de forma gratuita, o que justifica o sucesso do grupo que também tinha alunos de outros estados. “Confesso que me desesperei com o tema, pois fiquei surpresa e tive medo de não me sair bem. Mas graças as aulas do Pré Enem live e a participação no grupo de Redação conseguir lembrar das dicas de repertórios e alcancei essa nota’, comentou uma aluna com pontuação acima de 900.

Guilherme Garcia é de São Paulo. Estudou com o grupo e foi aprovado em dois vestibulares para o curso de Medicina. Ao se despedir dos professores, deixou uma mensagem : “ Eu quero agradecer a todos vocês por tudo que fazem todos os dias e todo auxílio que esse grupo proporciona para os alunos, é um empenho que faz toda a diferença: toda correção, cada detalhe e cada aprendizado é essencial para a conquista da faculdade dos sonhos. Eu queria muito ficar pra continuar ajudando nas correções coletivas, contudo agora vem a responsabilidade de estudar com objetivo de ser um profissional de excelência, e eu entendo que o tempo será muito apertado. Para os que ficam, desejo todo sucesso do mundo, não desistam de seus sonhos”. Guilherme vai cursar Medicina na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Além de José João, Adjanira da Silva Leal, da Unidade Escolar Luiz Ubiraci de Carvalho, de Vila Nova do Piauí e Lilian Dávila Soares Lopes, estudante da Unidade escolar João Alves de Macedo, de Juazeiro também ficaram a 20 pontos da nota máxima. “Meus amores, muito feliz, muito emocionada com tantas mensagens, com tantos resultados positivos. Vocês são vencedores”, diz Hildalene aos alunos que compartilham o sucesso e também aos que não tiraram boas notas e pretendem continuar tentando.

Fonte: Meio Norte

Tecnologia do Blogger.