Falta medicamentos e EPI na Prefeitura de Teresina

Prefeito de Teresina Dr. Pessoa

Luvas, máscaras e remédios. É o básico. E está faltando no sistema municipal de Saúde de Teresina. 

A falta dos insumos foi confirmada pelo Política Dinâmica com servidores que trabalham na distribuição da FMS. Alguns deles relatam que terceirizados que trabalham no setor teriam sido, inclusive, ameaçados pela primeira-dama da capital, Samara Conceição, sobre o vazamento da informação de desabastecimento.

Samara é enfermeira e não tem cargo público oficial na Prefeitura. Ainda assim, segundo fontes no primeiro escalão do Doutor Pessoa, tem mais comando dentro da FMS que o próprio presidente da fundação, o médico Gilberto Albuquerque. Teria sido de Samara, por exemplo, a ideia de reduzir de 21 para 14 as Unidades Básicas de Saúde que atendiam exclusivamente doentes com síndrome gripal, ainda no mês de fevereiro.

Continua depois da publicidade:

FMS NEGA DESABASTECIMENTO

Oficialmente, a FMS que disse que luvas não estão em falta “no momento”, mas reconheceu que existe atualmente uma dificuldade no mercado para aquisição de alguns medicamentos e insumos. A FMS não informou quais insumos e remédios seriam esses. Apontou, ainda, que está sendo feito ainda processo licitatório para a compra destes produtos – não listados –, de forma a garantir o abastecimento das unidades de saúde do município.

Extraoficialmente, segundo relatos de servidores da FMS, estaria faltando inclusive heparina. Esse é um medicamento anticoagulante utilizado em casos de trombose e para a prevenção da doença que acomete muitas pessoas durante e depois da infecção de covid-19. Outros medicamentos, como relaxantes musculares e sedativos – utilizados para intubar pacientes, por exemplo – também estariam em falta esta semana.

Fonte: Política Dinâmica

Tecnologia do Blogger.