Cultura: Casa Grande de Simplício Dias da Silva

Casarão Simplício Dias. Walter Fontenele

A Casa Grande de Simplício Dias da Silva é uma das edificações que fazem parte do Complexo Arquitetônico “Conjunto Avenida Getúlio Vargas”, sendo considerada uma das edificações históricas de maior importância para o acervo histórico e cultural do Piauí. 

O “Casarão”, como é mais conhecido, já constava no mapa cartográfico de 1809, como podemos ver na figura abaixo.

Foto de Reprodução

O “Casarão” foi residência de Simplício Dias da Silva, um dos vultos da história do município, por ter liderado a expansão econômica de Parnaíba no ciclo da charqueada, no século XVII, e participado ativamente do movimento pela inclusão do Piauí e outros Estados no processo de Independência do Brasil. Simplício Era filho do Português Domingos Dias da Silva, um dos primeiros desbravadores da região, e foi também o principal donatário para a construção da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Graça, na Praça da Graça.

Salão Boi Cafuringa. Walter Fontenele

A Casa Grande de Simplício Dias fica localizada na Avenida Presidente Getúlio Vargas, próximo ao Porto das Barcas, sendo um espaço cultural para exposições de obras de artes de alguns mestres parnaibanos, como por exemplo, o Mestre “Cafuringa” (Salão do Boi Cafuringa) e o artista plástico José de Maria (Espaço Cultural José de Maria), além de ser a sede da Banda Municipal Simplício Dias da Silva, criada no século XIX (1809).

Espaço Cultural José de Maria. Walter Fontenele

Segundo Heidi Gracielle e Flora Maria Serejo (2012), 

A edificação histórica foi construída por Domingos Dias da Silva, sendo atribuída como morada de seu filho, Simplício Dias da Silva. Segundo alguns historiadores, o motivo da atribuição se deve a fatos históricos, como por exemplo, a participação de Simplício Dias em várias batalhas, sendo o “Casarão” usado para os encontros e reuniões de planejamento para essas batalhas.

Por algum tempo houve uma discordância entre os historiadores da cidade se o prédio da esquina seria mesmo o prédio da Casa Grande. Afirmava-se que o prédio da Casa Grande seria o que está imediatamente atrás do solar, sito inteiramente à Rua Monsenhor Joaquim Lopes. O prédio da Esquina seria denominado “Solar Vista Alegre”. (COSTA, 2011).

Apresentando o inventário de Simplício Dias da Silva e de Raimundo Dias da Silva, seu irmão, este aponta que o prédio da esquina seria de fato a Casa Grande, morada de Simplício, enquanto o prédio de fundo da Igreja seria o de seu irmão, Raimundo. 

Simplício Dias da Silva foi um prospero comerciante da região, mantendo relações com várias pessoas influentes da Corte e de comerciantes da Europa, onde estudou quando jovem.


Por Walter Fontenele

Tecnologia do Blogger.