Criminosos criam golpe para clonar whatsapp; saiba como se proteger

Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Golpes no aplicativo WhatsApp aumentaram, em especial os de engenharia social, que tentam clonar o aplicativo da pessoa fazendo com que ela confirme um número que lhe é enviado por SMS após uma ligação telefônica. Os criminosos criam perfis fakes até em pedidos de delivery.

Um levantamento realizado pelo laboratório especializado em segurança digital da PSafe mostrou que mais de 5 milhões de brasileiros foram vítimas da clonagem de WhatsApp só no ano passado.

Um dos mais recentes é de criminosos que dizem ser do Ministério da Saúde e que estão fazendo uma pesquisa sobre a Covid-19.

‘Ele liga para o celular, pergunta se a pessoa teve Covid, confirma os sintomas, indaga se você está se protegendo com máscara, álcool em gel e no fim diz que os dados fornecidos aparecerão no levantamento, bastando confirmar ao telefone um número que vai chegar no seu SMS. O número que chega é exatamente o código do WhatsApp. Por sorte, eu tenho autenticação em duas etapas e recebi do aplicativo um aviso de que estavam tentando registrar meu WhatsApp em outro aparelho. Desliguei e não confirmei.’ conta uma quase vítima do golpe. 

Saiba como se prevenir

A primeira coisa a fazer é avisar seus contatos, por outro canal, como rede social ou e-mail, de que você foi clonado e as mensagens pedindo dinheiro são falsas. Muitos golpistas usam sua lista de contatos para solicitar informações sigilosas e pedir depósitos em dinheiro. Se sua conta for violada, entre em contato com pessoas próximas para avisar sobre o ocorrido e para que ninguém possa se passar por você. Entre em contato com a equipe de atendimento do WhatsApp. Mande um e-mail para support@whatsapp.com. O e-mail pode ser enviado em português, com assunto como “Conta clonada/roubada” e deve conter o número em formato internacional (+55 DDD). Descreva o ocorrido com o máximo de detalhes possível no corpo do e-mail. Depois reinstale o WhatsApp com seu número de telefone e confirme-o com o código de seis dígitos que você receberá por SMS.

Segundo os passos recomendados pelo próprio WhatsApp, assim que você inserir o código de seis dígitos recebido por SMS, a pessoa que estiver usando sua conta será desconectada automaticamente.

Também pode ser preciso informar um código de confirmação em duas etapas. Se você não tiver ou não souber esse código, é possível que a pessoa que está usando sua conta tenha ativado a confirmação em duas etapas. Mas mesmo assim ela será desconectada quando você inserir o código de seis dígitos recebido por SMS. Entretanto, será necessário aguardar sete dias para poder acessar sua conta sem o código de confirmação em duas etapas, segundo o WhatsApp.

Continua depois da publicidade:

Uma vez recuperada a conta, amplie sua segurança ativando a confirmação em duas etapas. A confirmação em duas etapas possibilita o cadastro de um e-mail e de um PIN (número) de seis dígitos de verificação se houver uma tentativa de entrada no seu número de WhatsApp. Esse código, assim como o SMS do WhatsApp, não deve ser compartilhado com ninguém, nem com amigos e familiares.

Se você tem acesso à sua conta e acredita que alguém está utilizando sua conta no WhatsApp Web/Computador, recomendamos que você use o WhatsApp no seu celular para se desconectar de todos os aparelhos.

Como se prevenir contra golpes

Não compartilhe seu código de confirmação e seu PIN (número) da confirmação em duas etapas com ninguém, nunca confirme o código enviado por terceiros após ligações cuja origem é ignorada. E, se você receber um e-mail para redefinir seu PIN da confirmação em duas etapas sem tê-lo solicitado, não clique no link. Outra pessoa pode estar tentando confirmar seu número de telefone no WhatsApp, ative a confirmação em duas etapas e forneça um endereço de e-mail para que você possa redefinir seu PIN caso o esqueça, defina uma senha para seu celular ou smartphone, preste atenção a quem tem acesso físico ao seu celular. Pessoas que têm acesso ao seu aparelho podem usar sua conta do WhatsApp sem sua permissã, permita que somente seus contatos vejam sua foto de perfil (siga a trilha Configurações > Conta > Privacidade > Foto de peril e selecione "Meus contatos")

Da Redação do Portalphb

Tecnologia do Blogger.