Nossa Senhora do Rosário de Frecheira da Lama, uma das igrejas de antigas do Piauí

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Frecheira da Lama, localizada na cidade de Cocal, Norte do Estado do Piauí é considerada uma das mais antigas Igrejas do Piauí, tendo sido construída pelos indígenas no ano de 1616, mas há controvérsias quanto à data de construção da Igreja.

Sua fachada é composta de uma única porta com duas pequenas janelas, uma do lado direito e outra do lado esquerdo. Essas duas janelas compõe um pequeno mezanino que fica logo na entrada da Igreja.

A Igreja N S do Rosário de Frecheira da Lama fica a 10 km da cidade de Cocal da Estação e sua construção desafia historiadores e curiosos. Alguns defendem que a edificação é um templo jesuíta e outros alegam ser um templo ibérico, que teria sido construído para a comemorar às vitórias em batalhas.

Alguns historiadores advogam que a Igreja teria sido construída no ano de 1616 por essa data estar grafada na parte superior das duas torres. Mas segundo outros historiadores, nessa época a região ainda não tinha sido povoada. Se comprovada essa tese teríamos uma mudança na historiografia do Piauí, pois a Igreja se tornaria a mais antiga do Estado. Porém, temos outros historiadores que advogam, com provas documentais, que essa data, 1616, não corresponde à data da construção da Igreja.

Ao adentrar a Igreja é possível ver um pequeno altar. Por detrás do altar temos uma estrutura de madeira, local onde fica a imagem de Nossa Senhora do Rosário. Um pouco mais afastado é possível o visitante se depara com umas espécies de lápides nas paredes, onde há registro de algumas pessoas que faleceram e foram sepultados no interior da Igreja, pratica comum naquela época. Um dessas lápides é do Alferes José de Almeida Portugal, nascido em 1830 e falecido em 25 de Agosto de 1872.


Independentemente das polêmicas, visitar Frecheira da Lama e conhecer essa edificação centenária é mergulhar num roteiro de pura história e religiosidade. Para os historiadores e os antropólogos, é simplesmente imperdível essa chance de pesquisar e buscar compreender todas as lembranças que a região deixa transparecer aos visitantes.

Por Walter Fontenele
Fotos: Walter Fontenele


 

Tecnologia do Blogger.