História: Adeus ao Imperador

Fotos de Reprodução

Carruagem fúnebre usada no funeral de Louis XVIII da França, em 1824, e no do imperador Pedro II do Brasil, em 1891.

O monarca brasileiro faleceu no Hotel Bedford, em Paris, a 00:35 de 5 de dezembro de 1891, de pneumonia, aos 66 anos, depois de recebido a extrema unção e ter pronunciado roucamente a palavra “Brasil.” 

Os mais importantes nomes da França, republicanos, monárquicos, sábios, literatos, além dos brasileiros, alinharam-se no livro de condolências pela morte do ex-imperador. 

A igreja da Madeleine foi preparada para as exéquias e o governo francês colaborou com os preparativos. 

Do Brasil, a única voz oficial erguida não foi de luto e sim de protesto. O embaixador brasileiro junto à França protestou perante o cerimonial francês. 

O tranquilizaram, dizendo estavam prestando as homenagens não a um chefe de Estado, mas a um portador da grã-cruz da Legião de Honra. D. Pedro foi vestido com o uniforme de marechal do Exército brasileiro, com a faixa da Ordem da Rosa, o grande colar, o tosão de ouro no pescoço e no peito a placa do Cruzeiro. O crucifixo mandado para ele, em 1888 pelo papa foi-lhe colocado nas mãos. No caixão, foi posto um travesseiro dizendo ser terra do Brasil. 

Junto à princesa de Joinville, a única dos presentes que conhecera o imperador desde criança, estava diversas cabeças coroadas, representantes de reis e imperadores, da nobreza da França e de boa parte da Europa. 

Nos funerais de um monarca, até então, nunca se vira tantos maestros, escritores, físicos, médicos e historiadores. Foi à última homenagem da Academia Francesa a um grande intelectual. No final da missa, o caixão do imperador, coberto com a bandeira imperial, foi levado da igreja para o coche fúnebre puxado por oito cavalos negros. Uma divisão do Exército francês, com espada em continência, aguardava o féretro. 

O ataúde seguia ao som da marcha fúnebre de Chopin pela chuvosa Paris, acompanhado por uma multidão rumo à estação de trem.

De lá, o imperador iria repousar em Lisboa, onde sua esposa, pai, irmã, sobrinhos, madrasta e outros ancestrais o aguardavam.

Pelo menos teve as honrarias merecidas na sua morte.


© Equipe Pedro II do Brasil
Copyright © 2012 2021

 


Tecnologia do Blogger.