Cultura: O Museu do Trem de Parnaíba

Fachada da frente do Museu do Trem ((c)) Walter Fontenele

O Museu do Trem da cidade de Parnaíba, litoral Norte do Estado do Piauí, fica localizado na Rua Jeronimo de Tupinambá, 115, no Bairro de Fátima, próximo a Praça da Estação e guarda em suas dependências verdadeiras relíquias dos tempos áureos ferroviário do munícipio.

Fachada da frente do Museu do Trem ((c)) Walter Fontenele

A estrada de ferro foi inaugurada em 1920, com o objetivo de ligar o litoral ao centro Norte do Estado e durante muitos anos foi o trampolim para o desenvolvimento da região. Em suas dependências, o visitante poderá encontrar variados objetos que fizeram a história ferroviária do Piauí: Fotos, ferramentas, roupas, aparelhos telefônicos, sinos, taquígrafos, etc. Mas, o item que, com certeza, chama mais a atenção é a locomotiva “Maria Fumaça, 29”, que foi totalmente restaurada e depois revitalizada pelo Prefeito Mão Santa, estando localizada na Avenida Governador Chagas Rodrigues, sendo um cartão postal muito procurado pelos turistas. 

Relíquias dos tempos áureos da Ferrovia ((c)) Walter Fontenele



A “Maria Fumaça, 29” foi fabricada nos Estados Unidos da América, sendo incluída no inventário das locomotivas a vapor do Brasil em 2006. Atualmente é a única do Estado do Piauí a fazer parte da memória Ferroviária Nacional.

Locomotiva "Maria Fumaça, 29" ((c)) Walter Fontenele

Por Walter Fontenele





 

Tecnologia do Blogger.