Cultura: Aldi da Anunciação Sousa (1933-2014)

Senhor Aldir. ((c)) Walter Fontenele

Nasceu no dia 20 de dezembro de 1933, uma quarta feira. Seus pais eram Ângelo Flávio de Sousa e de Filomena Anunciação de Sousa. Casou-se com Maria José Ferreira Sousa (1925-) Auditora da Receita Federal e renomada Professora de Contabilidade em Parnaíba com quem teve cinco filhos. A senhora Maria José, conhecida como professora Zezé, é natural de São Luís – MA e pertence à família do conceituado poeta maranhense Ferreira Gullar. É muito estimada tanto em Parnaíba quanto em Tutóia, por todos que a conhecem. 

Os filhos do casal são os seguintes: Antonio Pedro Ferreira Sousa; Marco Aurélio Ferreira Sousa; Carlos Magno Ferreira Sousa (Cacau- Pousada Teremembés); Benedito César Ferreira Sousa e Aldimar Ferreira Sousa. Teve um casal de irmãos: Jacy Gomes Veras, e Francisco Veras. Este último foi administrador da Receita Federal em Tutóia durante vários anos. 

Veio para Parnaíba com o seu amigo-irmão Rubem Freitas (1932-2013), também tutoiense, um dos grandes colunistas sociais do século XX, nome de biblioteca na União Caixeiral, membro da Academia Parnaibana de Letras, do Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Parnaíba e da Academia de Ciências, Letras e Artes de Tutóia. 

Um trabalho em prol da cultura parnaibana 

Foi um dos percursores do carnaval de rua de Parnaíba. Criou e foi presidente do Bloco e da Escola de Samba Bafo da Onça, acumulando inúmeros prêmios de melhor Escola do Carnaval Parnaibano tendo sido a campeã do carnaval parnaibano inúmeras vezes. Presidiu a Casa do Estudante do Piauí nesta cidade e teve importante atuação no teatro, no boi de São João e nas quadrilhas juninas da cidade. 

Pelo trabalho que desenvolveu em prol da cultura da cidade ganhou o respeito e o reconhecimento do povo parnaibano, tanto assim que hoje Aldi é nome de rua no Bairro Frei Higino, e no carnaval de 2020 foi homenageado pela Prefeitura Municipal de Parnaíba como Patrono do Carnaval daquele ano. 

Ainda como reconhecimento ao seu trabalho recebeu a Medalha e o Diploma do Mérito Municipal da Parnaíba, concedida por Francisco de Assis de Moraes Souza (Mão Santa). 

Aldi faleceu no dia 06 de março, quinta-feira, após o Carnaval de 2014. Sepultado em Parnaíba no Cemitério da Igualdade, teve seu cortejo fúnebre regado a muito samba, com batuques de tambores, uma homenagem prestada pelos passistas do Bafo da Onça, com a presença do então Prefeito da cidade, Florentino Neto. 

Na sessão da Câmara Municipal de Parnaíba da quarta-feira, do dia 12, foram aprovadas Moção de Pesar aos familiares de Aldir do Espírito Santo Anunciação Sousa, maranhense de Tutóia, carnavalesco e que deixou um legado ao carnaval de rua de Parnaíba, desde os temos de quando os desfiles ainda eram na Praça da Graça. 

Por Antônio Gallas

 

 

Tecnologia do Blogger.