Portalphb - Portal de Notícias de Parnaíba,Piauí,Brasil


Vamos falar de cultura

No último sábado (30), no Quadrilhódromo, na Praça de eventos Mandu Ladino a prefeitura de Parnaíba, através das suas secretarias e superintendências realizou a última noite do XVIII ``São João da Parnaíba``, com as apresentações das quadrilhas juninas adultas.

Segundo a prefeitura de Parnaíba, ``todos os objetivos foram atingidos`` e segundo a oposição, o festival foi um ``desastre total``. Irei me ater aqui às quatro últimas noites do ``São João da Parnaíba``, pois seria hipocrisia falar das apresentações nos Bairros, apresentações essas que eu não presenciei.

O ``São João da Parnaíba``, independentemente da gestão, sempre foi motivo de queixas e reclamações. A XVIII edição não poderia ser diferente. O grande problema dessas queixas e reclamações é a falta de responsabilidade de quem as cria. Muitas das reclamações não passam de factoides, criados e veiculados nas redes sociais como verdade absoluta.O mínimo que se exige dessas pessoas é respeito aos grupos culturais, grupos esses que fazem o que fazem por amor a cultura, mesmo com todas as dificuldades para se montar um grupo cultural de qualidade.

O XVIII ``São João da Parnaíba`` - culturalmente falando, e é isso que interessa - foi um sucesso e atingiu seus principais objetivos: divulgar e não deixar morrer essa tradição linda, que faz parte do povo nordestino.

A cada ``São João da Parnaíba`` que participo - e faço isso desde 2013 - sempre chego ao evento imaginando que nada mais do que for apresentado irá me surpreender. Por conta desse motivo, às vezes penso em encerrar minhas participações na cobertura do festival. Ledo engano, pois a cada novo festival os grupos culturais conseguem surpreender com inovações, com a dedicação dos seus dirigentes e, principalmente, com a dedicação e o amor pela cultura de seus brincantes.

Quero parabenizar a prefeitura e a todos os grupos culturais que se apresentaram e fizeram um verdadeiro show de cultura, brilho e amor à tradição, sem esquecer de enaltecer a grande participação do público que lotou as dependências do Quadrilhódromo e torceu civilizadamente por seus grupos culturais.

Minha sugestão para a gestão municipal é que profissionalize, de uma vez por toda, o Quadrilhódromo, o grande palco de apresentações culturais de Parnaíba, construindo arquibancadas fixas com grande capacidade para que, nos próximos festivais, o público possa apreciar as apresentações com mais conforto e segurança.

Resultado final do concurso de quadrilha adulta:

1º lugar: Lumiar - 764 pontos
2º lugar: Sanfona de Prata - 759,5 pontos
3º lugar: Balança, mas não cai - 752 pontos

Melhor casal de noivos: Lumiar
Melhor casal Lampião e Maria Bonita: Lumiar
Melhor animador: Lumiar
Melhor Rainha Junina: Lumiar

Resultado do concurso de quadrilhas infanto

1o lugar: Balancinha - 748 pontos
2o lugar: Encanto Junino - 717 pontos
3o lugar: Fogo de Palha - 654,5 pontos

Melhor casal de noivos: Balancinha
Melhor casal Lampião e Maria Bonita: Balancinha
Melhor animador: Encanto Junino
Melhor Rainha Junina: Balancinha

Resultado do concurso de bumba-meu-boi infanto

1o lugar: Estrela Cadente - 524 pontos
2o lugar: Novo Garantido - 505 pontos
3o lugar: Estrela Mandacaru - 474,5 pontos

Melhor sinhazinha: Estrela Cadente
Melhor pajé: Estrela Cadente


Confira todas as fotos no álbum do Facebook







Fonte: Walter Fontenele
Foto: Walter Fontenele
Edição: Walter F. Fontenele/PortalPhb
Postada dia 03/07/2018 às 22:37