Portalphb - Portal de Notícias de Parnaíba,Piauí,Brasil


Scanner de corpo de última geração está se deteriorando no IML de Parnaíba

O scanner de corpo, aparelho de Raio-X ultramoderno que custou quase 1 milhão de reais está se deteriorando no IML de Parnaíba.

O equipamento foi comprado para otimizar o laudo de autópsia dos corpos ao chegarem no Instituto, no entanto, o mesmo está abandonado, sem nenhuma serventia há quase dois anos. O aparelho custou aos cofres públicos R$ 800 mil reais.

O scanner de corpos deveria ser utilizado por peritos do Instituto Médico Legal de Parnaíba. Este tipo de equipamento desperta curiosidades e já é utilizado em diversos estados brasileiros, nos Estados Unidos e até mesmo na Arábia Saudita. Com cerca de três metros de comprimento, a maquina permite que diversos exames sejam realizados em corpos sem que seja necessário fazer o corte. O scanner direciona o exame por meio da radiografia compartimentada, ou seja, por cada região do corpo a ser analisado.

Segundo o diretor estadual do IML, Marcos Antônio de Araújo, o scanner visa à dignidade do cadáver. ``Se uma pessoa levar um tiro, a máquina logo identifica o projétil e o laudo sai rapidamente, ou seja, não precisa abrir o corpo para pesquisar onde foi especificamente que a bala se alojou, o cadáver não precisa ser invadido``, explica.

Fonte: José Wilson | Jornal da Parnaíba
Foto: Divulgação
Edição: Walter F. Fontenele/PortalPhb
Postada dia 20/03/2018 às 10:01