Banhistas encontram tubarão lixa encalhado em praia de Luís Correia

📷Foto de Reprodução
 🏠Parnaíba

Um grupo de banhistas encontrou um tubarão lixa encalhado no último sábado (28) na praia Peito de Moça, no município de Luís Correia, litoral Norte do Piauí. O animal, ainda vivo, foi levado de volta para o mar pelos banhistas. Segundo especialistas, o tubarão lixa é dócil.

O encalhe aconteceu na manhã de sábado. O tubarão ficou preso nas pequenas lagoas que se formam na beira do mar quando a maré baixa e não conseguiu retornar para as águas mais profundas onde pudesse nadar.

Um grupo de banhistas levou o animal nos braços até chegar a uma zona onde a profundidade da água fosse suficiente para que o animal conseguisse nadar, e o soltaram. 

Continua depois da publicidade:

Segundo Cézar Fernandes, engenheiro de pesca e professor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), o tubarão encontrado é jovem, e pode ter encalhado na região por conta do ferimento que tinha no olho, que pode ter sido causado por uma rede de pesca.

O tubarão é da espécie ginglymostoma cirratum, conhecida como tubarão lixa, por conta da textura áspera da sua pele, ou como tubarão-enfermeiro. É um animal dócil que se alimenta de pequenos animais que ele encontra no fundo do oceano.

Segundo informações do Instituto Tartarugas do Delta, o tubarão lixa é bastante comum no litoral do Piauí. Ele costuma ser pescado por acidente pelos pescadores locais. Quando isso acontece, é geralmente devolvido para o mar.

Por G1 - Piauí
Tecnologia do Blogger.