Cultura: O "rapto" da Santa

Ermida N. S. Mont´Serrat

Primeira capela concebida para a primeira padroeira da Parnaíba - Igrejinha de Nossa Senhora do Monte Serrat, conhecida também como padroeira dos navegantes.

Em 1711, o português João Paulo Diniz, proprietário de oficinas de carnes secas, situadas a 80 léguas da foz do Rio Parnaíba - trazia em suas sumacas (barcas) gêneros alimentícios e charque para enriquecer o comércio de Parnaíba.

Continua depois da publicidade:

Com a ajuda do coronel Pedro Barbosa Leal e de outros moradores, construiu a ermida para abrigar a imagem de Nossa Senhora do Monte Serrat em porcelana vinda de Portugal. Em 1712, esta imagem foi levada para a Igreja matriz da Cidade de Piracuruca [aonde permanece até hoje], sob a alegação de constantes ataques dos índios Tremembés.

Igreja de Piracuruca. Local atual da imagem original da Santa. Portal de Piracuruca

A Igrejinha de Mont Serrat abriga uma réplica da santa. Os parnaibanos, infelizmente, não conhecem a sua história e este rapto da santa vai ficando por isto mesmo. A igrejinha Fica localizada a Rua Duque de Caxias, 557. Com o passar do tempo, a padroeira da Parnaíba ficou sendo Nossa Senhora da Graça.

Por Kenard Kruel Fagundes
Tecnologia do Blogger.