História do Futebol de Parnaíba: Santa Cruz Futebol Club

Santa Cruz. Foto: Dibar

Os campeonatos reuniam várias equipes dos principais bairros da cidade e as partidas eram disputadas em campos de areia, como, por exemplo, o Campo da Mercedes, no bairro da Guarita. Os certames reunia grande público que, na falta de acomodações, sentavam-se mesmo à beira do campo em tamborete improvisados com as próprias sandálias. Alguns mais precavidos levavam suas acomodações, geralmente um banquinho pequeno de madeira ou tamboretes mais sofisticados com um acento acolchoados. Para matar a sede e o calor os preferidos eram os famosos dindim, picolés dentro de saco, que existe em todo o Brasil, com muitas outras denominações. No Pará, por exemplo, eles são chamados de chope, enquanto que no Rio de Janeiro são chamados de sacolé. 

Hoje iremos fazer um breve relato do Santa Cruz Futebol Club, do Bairro de Fátima (Macacal) que foi por muitas vezes campeão e que revelou atletas que, tempos depois, fizeram parte de equipes de futebol profissional do Piauí.

Continua depois da publicidade:

O Santa Cruz Futebol Club, do Bairro de Fátima (Macacal), foi fundado no dia 25 de dezembro de 1969, portanto completou nesse ano de 2021, exatos 52 anos de muitos campeonatos, títulos e glórias. 

Santa Cruz. Foto: Dibar

Nesses 52 anos de atuação no esporte amador do estado do Piauí, muitos atletas, alguns já falecidos, e muitos presidentes e diretores deram a sua parcela de contribuição para manter a equipe sempre em alto nível e conquistando títulos. Numa justa homenagem citaremos abaixo os Presidentes e alguns dos principais atletas que já vestiram a temida camisa do Santa Cruz Futebol Club de Parnaíba. 

Presidentes:

1º Presidente: Luiz Gonzaga de Sousa (falecido)
Jose Lúcio dos Santos
Jose Ribamar Veras (Ribão)
Armando Barros (Bianor)
Antônio Benedito Mazullo
Lindomar Cardoso da Silva (Dibar), atual presidente desde 1990. 

Atletas

Flávio,Comeu,Pirineu,Teninha,Candago,Gonzaga,Martins,Degoio,Xoxinha
Zé Iran,Nenem,Barrica,Adilio,Benè,Dibar,Zé Aranha,Marcos,Carmelio,Joãozinho Índio
Zé Pirró,Tércio,Klecius,Pedro Catraca,Leba,Sibiraba,Zé Carlos,Português
Flávio Mazulo,Jubery,Gatão,Cides,Maninho,Washington,Guto dentre outros.


O Santa Cruz Futebol Club já sagrou-se várias vezes campeão do Futebol Suburbano de areia, Futebol Master, Futebol de salão e Futebol Sênior (Verdinho).

Por Walter Fontenele


Tecnologia do Blogger.