Prefeito Mão Santa terá audiência sobre obra do piscinão do Bairro Piauí

Rua no entorno do "Piscinão" ((c)) Bruno Santana

 Equipes das secretarias de Serviços Urbanos, Defesa Civil, EMPA, Vigilância Sanitária e Serviço Social estão há mais de 24h em alerta, principalmente nos pontos críticos da cidade.

A Secretária de Infraestrutura, Gracinha Moraes Souza, falou na manhã desta quarta-feira (17), sobre as ações desenvolvidas por diversas secretarias nas últimas 24h em decorrência da chuva que caiu nesta terça-feira (16) em Parnaíba.

Rua no entorno do "Piscinão" ((c)) Bruno Santana

 

Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, nesta terça-feira (16), foram registrados 44 mm de chuva em Parnaíba, o suficiente para criar pontos alagados em diversos locais da cidade, no entanto, a Secretária Gracinha Moraes Souza, explica que mesmo com um sistema de drenagem ideal seria pouco provável que no momento da chuva não ocorram pontos de alagamentos, mesmo que temporários.

Quanto a área do chamado piscinão do Bairro Piauí, a geografia favorece o acúmulo das águas. “No caso do piscinão, quem conhece a região sabe que ali desagua o fluxo de todas as ruas do entorno, então realmente ali é um ponto crítico, porque as águas de todas as ruas descem para lá numa velocidade muito grande, a topografia favorece isso, seria um excelente local para a construção do piscinão, se não houvesse a população perto, só que Parnaíba passou por um período grande sem um inverno rigoroso e, por ali ser uma boa localização, perto de duas avenidas importantes, houve naturalmente o interesse da população em construir casas lá”. Explicou a Secretária de Infraestrutura.

Rua no entorno do "Piscinão" ((c)) Bruno Santana

 

Solução

Nesta terça-feira (16), o Prefeito Mão Santa, em contato com o Senador Ciro Nogueira, agendou audiências com Ministros do Governo Jair Bolsonaro, justamente para buscar soluções para o problema. Após reunião via vídeo conferência, já na próxima semana, entre o Prefeito Mão Santa e Ministros, acredita-se que sigam-se os trâmites legais de obras federais, como apresentação de projetos, licitações e empenhos. Segundo a Secretária Gracinha Moraes Souza, a Prefeitura de Parnaíba tem dois projetos a apresentar ao Governo Federal para solucionar o problema dos piscinões dos bairros Piauí e Frei Higino.

Rua no entorno do "Piscinão" ((c)) Bruno Santana

 

Luta solitária

“Parnaibano tem que cobrar mais de seus parlamentares. Parnaibano vota em muita gente de fora, mas esquece de cobrar depois, e para este tipo de obra, de grande porte, a cidade precisa de recursos, tanto estadual quanto federal, porque nenhum município principalmente nós que não somos capital, não temos uma arrecadação para obras desse tipo, felizmente o Prefeito Mão Santa tem uma boa relação com o Presidente Bolsonaro, e rapidamente conseguimos audiência com um ministro federal via Senador Ciro Nogueira, reforçada pelo nosso vice-prefeito Beto. Mas se tivéssemos parlamentares daqui, lutando, as coisas já tinham andado, 4 anos de emendas parlamentares é muita coisa. Até mesmo emendas impositivas de vereadores já ajudariam, somando o legislativo parnaibano são R$ 3 milhões anuais de emendas impositivas só dos vereadores de Parnaíba.” Destacou Gracinha Moraes Souza.

 

Texto/fotos: Bruno Santana

Tecnologia do Blogger.