Prefeito Mão Santa anuncia comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil, no Piauí

Foto de Reprodução

Em 2022, o Brasil e a cidade da Parnaíba irão comemorar 200 anos da Independência. Assim, a Comissão do Dia do Piauí, instituída pelo Decreto Municipal número 507/2020, criada no dia 14 de Maio de 2020 pelo Prefeito Mão Santa, que dispõe sobre a Comissão Organizadora das festividades alusivas ao Dia do Piauí (19 de Outubro), tem como principal objetivo coordenar as atividades, eventos e projetos relacionados a essa data e, como tarefa primordial, a revitalização do Parque e Monumento da Independência.

O Monumento da Independência em Parnaíba foi erigido para celebrar o dia 19 de outubro de 1822, que marca a Independência do País no Piauí, conclamada pelos patriotas Simplício Dias da Silva, Leonardo de Carvalho Castello Branco, João Cândido de Deus e Silva e José Francisco de Miranda Osório que aderiram ao movimento iniciado em 7 de setembro de 1822 com Dom Pedro I, em São Paulo. Em homenagem à data foi instituído o "Dia do Piauí" (Lei nº 176/1935).

Dentre tantos lugares históricos da cidade de Parnaíba, é este monumento o que guarda maior significado para a cidade, pois neste mesmo local foi proclamado o primeiro grito de independência no Norte do Brasil.


Por Walter Fontenele

Tecnologia do Blogger.