A Força cultural da Vila dos Morenos no Bairro Catanduvas

Foto de Reprodução

 A presente matéria, tem como intenção, trazer a narrativa existencial da Vila dos morenos, comunidade urbana afrodescendente, situada no Bairro Catanduvas em Parnaíba, litoral do Piauí. Tem como inspiração o trabalho de conclusão de curso intitulado: “Espaço, memória e etnia: a vila dos morenos como narrativa e identidade de si”.

A narrativa memorial dos moradores da Vila dos Morenos propagou a potencialização de sua história, contando com o método da história oral por ser uma expressão com grandeza democrática, pois o direito de falar é inerente a produção do conhecimento. Através da história oral de vida, algumas entrevistas foram feitas com intuito de validar os valores culturais da presente Comunidade Urbana, no que tange sua historiografia e historicidade a luz de seus testemunhos. 

Tem-se contato com a memória de expressão oral através da fala dos entrevistados, em sua veracidade e fidelidade na expressão da narrativa para a composição dessa pesquisa, valorizando os indivíduos; os narradores da história , em especial aqueles que residem a mais tempo na Vila e encontram-se vivos, no caso dos irmãos Pedro de Alcântara de Souza e João Neres de Souza, que relataram a persistência do pai João Bezerra, que chegou em Paraíba com 8 anos juntamente com seus avós e mais algumas pessoas, após passarem mais de três meses viajando de Crateús-CE para Parnaíba a pé, em busca de melhores condições de vida na Cidade Litorânea. A subjetividade narrativa é uma construção que se dá através do argumento e contribuição do estudo perpetuado através dos comportamentos, selecionando os fatos através da memória para que valores de vida continuem existindo no tempo presente, evitando seu apagamento e como alterativa de resistência contra a exclusão e estereótipos da sociedade constituída. 

Matéria: Arlindo Leão/Prefeitura Municipal de Parnaíba/ Superintendência de Cultura. 
Fonte: (NASCIMENTO JUNIOR ,2019, p.1- 42). 
Trabalho de conclusão de curso do professor, historiador, artista plástico, músico e poeta: Marciano Gualberto.

Tecnologia do Blogger.