Museu do Mar, no Porto das Barcas, será o maior museu do Piauí

Foto de Reprodução

Quem visita a litorânea cidade de Parnaíba, obrigatoriamente passa pelo Complexo Turístico Porto das Barcas, local que faz parte da história do município e foi um importante centro comercial do Piauí no século XX. O complexo, que é formado por 28 lojas de artesanato, auditório e está às margens do Rio Igaraçu, vai ganhar, após as obras de restauração, o Museu do Mar, que será o maior do estado.

O Museu do Mar está sendo criado para comportar um acervo baseado em pesquisas sobre a região. Entre as peças, está a ossada de um peixe-boi e um esqueleto de baleia cachalote, que possui 16 metros de extensão.

“Além de barcos em tamanho real, dentro do museu teremos também um café, um miniteatro, um espaço para aulas de dança, de artes plásticas, entre outras atividades. Será um grande museu que estará à disposição do povo do Piauí”, conta o secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo.

Além da importância turística, o Porto das Barcas será um centro cultural em Parnaíba. A reforma e restauração abrangem todo o complexo, as lojas de artesanato e entorno do museu, e está 95% concluída. Após a reinauguração, os artistas poderão utilizar as novas salas, um galpão e a praça das ruínas  para oficinas de dança, teatro e música.

De acordo com o secretário, uma programação cultural já está sendo organizada para 2021. “Todos esses espaços poderão ser utilizados para shows, apresentações e espetáculos, que serão retomados no pós-pandemia”, afirma Fábio Novo.

Por cidade verde

Tecnologia do Blogger.